(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

Quais são as principais companhias aéreas brasileiras e o que esperar do mercado?

A gestão de uma empresa é um dos processos mais importantes para garantir o seu sucesso no mercado. Nesse sentido, agência de viagens e empresas que trabalham com milhas, devem estar por dentro de detalhes do mercado aéreo. Por isso, se você trabalhar no setor, é vital conhecer as principais companhias aéreas brasileiras e como elas atuam. 

Conheça as principais companhias aéreas brasileiras

GOL Linhas Aéreas

Em funcionamento desde 2001 no país, essa companhia aérea brasileira tem sido uma das principais responsáveis pelas inovações no setor aéreo do país.

Do ponto de vista tecnológico, ela foi a primeira a oferecer serviços de check-in pelo smartphone. 

Além disso, ela foi pioneira na construção de um site acessível para pessoas com deficiência visual e motora.

A companhia também se destacou no quesito venda de passagens de menor custo. Como resultado, aumentou a divulgação do seu serviço e o alcance de diferentes públicos. Visto que, outros perfis econômicos se filiaram a ela.

A GOL trabalha com 4 tipos de tarifa: Light, Plus, Max e Promo. 

Por fim, o seu programa de fidelidade é o Smiles. Este oferece ao participante a oportunidade de acumular milhas voando pela companhia ou associadas. Bem como ao transferir pontos do cartão de crédito e ao comprar produtos e serviços de parceiros. 

LATAM Linhas Aéreas

A sigla de uma das maiores companhias aéreas do Brasil é resultado da união entre as antigas TAM e LAN (empresa aérea chilena).

Essa junção fez da LATAM a maior companhia da América Latina. Nesse sentido, a empresa trabalha com diferentes tarifas para voos nacionais e internacionais.

Os voos domésticos são operados pelas tarifas Promo, Light, Plus e Top. Por outro lado, os voos internacionais, além das tarifas acima, contemplam outras. Por exemplo: Premium Economy Plus e Top, Premium Business Plus e a Premium Business Top.

A saber, seu programa de fidelidade é o LATAM Pass, antes chamado de Multiplus. Da mesma forma, os modos de acúmulo são distintos. Só para exemplificar, ele se dá por transferência dos pontos do cartão de crédito, voos pela companhia ou associadas e compras de parceiros. 

Azul Linhas Aéreas, uma das maiores companhias aéreas brasileiras

Por fim, a Azul iniciou suas atividades no Brasil em 2008. Dessa forma, hoje ela oferece voos diários para mais de 100 destinos.

Ao lado da GOL e da LATAM, ela está entre as 3 maiores companhias aéreas brasileiras.

Com o intuito de estimular o tráfego aéreo e estimular a economia do país, ela conta com dois tipos de tarifa: Azul e Mais Azul. Em resumo, o que as diferencia é o despacho de bagagem, bem como a cobrança de tarifa para assento com mais espaço. 

Seu programa de fidelidade é o TudoAzul. Neste caso, os clientes acumulam milhas do mesmo modo que ocorre no programa Smiles. 

O que esperar do mercado aéreo

De acordo com os dados da CWT (Carlson Wagonlit Travel), a tendência é que haja uma abertura de mercado para companhias aéreas de baixo custo em 2020.

O aumento da competitividade será resultado disso, o que implicará na redução do valor das passagens em, aproximadamente, 0,7%. Além disso, essa queda se aplica aos preços de passagens emitidas por companhias aéreas brasileiras.

Contudo, essa queda no Brasil será menor, cerca de 1,6%.

Com a operação da Flybondi em solo nacional, as tarifas de voos de Florianópolis a Buenos Aires poderão cair visando o aumento da competitividade. Pois, os bilhetes aéreos cobrados pela Argentina podem custar cerca de 60% menos do que os cobrados em nosso país.

Esse mesmo movimento poderá ocorrer em decorrência da operação da Norwegian Air, que  estreou no Brasil em 2019.

Além disso, outro fator poderá implicar na diminuição de tarifas aéreas no país. Ele diz respeito à aprovação da Medida Provisória 863. Em resumo, ela liberou a atuação de companhias aéreas com 100% de capital estrangeiro no Brasil.

De acordo com especialistas, a abertura para companhias estrangeiras implica no aumento da oferta e consequentemente, na dinâmica do mercado.

O resultado é estabilização dos preços, aumento da malha aérea brasileira e mais opções de voos. 

Incertezas no mercado brasileiro diante da atual pandemia

As crises na saúde mundial têm interferido de forma significativa na política e economia do Brasil.

Não se sabe ao certo qual será o impacto disso no setor aéreo e se as interferências do coronavírus afastarão investidores do país. 

Antes do cenário atual, de acordo com a CWT, a atividade econômica da América Latina cresceria por volta de 2,5% em 2020.

Esse número, apesar de estar abaixo de outros continentes, ainda sim apresentaria um avanço, ainda que singelo. 

Quanto a essas informações, não sabemos exatamente o que está por vir. Por hora, só saberemos mencionar a ocupação de um possível quadro econômico das companhias aéreas do Brasil quando essa fase terminar. 

Continue acompanhando no blog do Busca Milhas as atualizações sobre o mercado de milhas aéreas com foco nas empresas.

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Outros assuntos relacionados

    Empresa de Milhasagosto 18, 2022

    Veja em cinco etapas como criar uma estratégia de conteúdo para a sua operadora de milhas

    Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjulho 22, 2022

    Veja seis razões para investir em técnicas de SEO em sua empresa de milhas aéreas

    Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjunho 30, 2022

    Empresa de milhas de sucesso: como divulgar a sua operadora de forma bem-sucedida?

    Divulgue a sua empresa de milhas de forma eficaz, a fim de expandir o seu negócio. Afinal, apenas por meio de estratégias de marketing é possível…

    SAIBA MAIS >

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!

      Fale com um especialista!

      Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre como podemos evoluir.