Estamos em um mundo globalizado onde o desenvolvimento tecnológico vem mudando e moldando uma nova maneira de viver. Nesse sentido, a indústria 4.0 trouxe uma nova perspectiva para os processos de produção e consumo. Entenda mais o seu significado e como esse método funciona.
O que isso significa?
Conhecida também como a indústria digital, o conceito 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. A princípio, o projeto, incentivado pelo governo alemão, envolveu empresas de tecnologia, centro de pesquisas e universidades para produzir e implantar a iniciativa.
Para entender um pouco mais sobre todo o processo da indústria 4.0, é necessário recorrer ao passado e compreender como se deu a primeira revolução industrial até os dias de hoje.
Contexto histórico
A primeira revolução industrialocorreu entre o final do século 18 e início do século 19, com o surgimento da máquina a vapor, as ferrovias e a indústria têxtil.
Posteriormente, a indústria 2.0 durante o período pós-guerra. Assim, se intensificou os métodos de produção em massa, a produção elétrica, química, metalúrgica e siderúrgica.
Em contrapartida, a terceira revolução foi marcada pelo advento tecnológico a partir da década de 70. Nessa época, a demanda por essa inovação se fez necessária. Como resultado, surgiu os computadores, aparelhos eletrônicos, as telecomunicações e os métodos de automação.
Inegavelmente, o crescimento da tecnologia e o avanço da internet foram a base para a construção de novos relacionamentos e processos de produção.
Assim sendo, chegamos na indústria 4.0 nos dias atuais, na qual o foco do processo é unir tecnologia de informação, máquinas, sistemas e pessoas.
A indústria 4.0
O principal conceito da indústria 4.0 engloba tecnologia de informação, controle de dados e inovações de automação. Ela surge com o intuito de:
- Fomentar a criação de redes inteligentes de alta capacidade de abrangência;
- Reduzir custos;
- Dar autonomia ao processo interativo, automatizado e de alta performance.
Acima de tudo, existem alguns princípios estratégicos fundamentais para o entendimento da indústria digital. Conheça a seguir.
Operação em tempo real
Possibilidade de acompanhar todas as etapas do processo de produção, obter dados, realizar ajustes e ser mais assertivo na tomada de decisão.
Descentralização da Indústria 4.0
Sistemas cyber-físicos tomam decisões a partir da análise de dados em tempo real e independem de ações externas. Dessa forma, as máquinas recebem orientações de produção e emitem um maior número de informação sobre seu desempenho.
Modularidade
Com essa função, é possível ter mais flexibilidade para alternar as funções das máquinas com facilidade. Além disso, também é possível produzir de acordo com a demanda, em módulos de produção.
Orientação a serviço
Utilização de softwares para padronizar os processos e métodos, organizando as aplicações a partir do conceito de Internet of Services.
Virtualização
Objetiva a criação de uma cópia virtual da linha de produção por meio de sensores instalados nas máquinas e nos demais mecanismos. Assim, além de se ter uma garantia, permite que o processo seja controlado e monitorado à distância.
Um universo de possibilidades
Em suma, todos esses fatores contribuem para uma transformação radical de como as empresas irão se adaptar a partir dessa nova era. Acima de tudo, passamos a ter uma nova forma de produção, com diferentes fontes de energia, categorização dos produtos e a reorganização do trabalho.
É importante salientar que a transição para a indústria 4.0 não acontecerá repentinamente, pois a implantação desses recursos depende de pontos como:
- A qualificação tecnológica das indústrias;
- A realidade de cada país;
- Demais fatores estratégicos e econômicos.
Os setores mais promissores para esse tipo de negócio são: agroindústria, indústria farmacêutica e de alimentos, construção civil e energia.
O Brasil e a indústria 4.0
O Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, ainda passa pela transição da revolução 2.0 para a 3.0. Porém, a modernização se faz presente em todos os tipos de comércio, ou seja, o Brasil consome e investe em tecnologia sim.
Desse modo, para alcançar o patamar da indústria 4.0 não será preciso enfrentar todo o processo de modernização nas fábricas. Devido aos recursos criados, é possível pular algumas etapas para desfrutar das tecnologias da internet e da indústria digital.
Contudo, é necessário um investimento ainda maior em tecnologia, educação e pesquisa para essa área. Além disso, é imprescindível o incentivo governamental e políticas públicas para difundir a indústria 4.0 no país e elevar o Brasil no mercado internacional.
Oportunidade de negócios
Estudos apontam que empresas brasileiras têm implementado estratégias e ações que contam com algum tipo de inovação presente na indústria 4.0. Dessa forma, os empresários têm enxergado uma oportunidade de aumentar a produtividade por meio da Internet industrial.
Ao passo que o mercado passa por inovações, ele começará a exigir profissionais cada vez mais qualificados e aptos ao novo sistema de produção. Assim, os principais requisitos serão:
- Formação multidisciplinar;
- Bom relacionamento;
- Senso de urgência;
- Capacidade de adaptação.
Internet das Coisas
Com o intuito de fundir o mundo real e o digital através da internet, surgiu a ideia da IoT (do inglês: internet of things). Assim, o princípio norteador dessa ideia é que “tudo está conectado, as pessoas e as coisas”.
Essa tecnologia integra pessoas, máquinas, sistemas e produtos. Como consequência, o dia a dia dos usuários se tornam cada vez mais dependentes de recursos tecnológicos.
Análogo a essas mudanças, muitos objetos que funcionavam desconectados recebem melhorias para serem cada vez mais dinâmicos, prático e conectados à internet.
O Busca Milhas te auxilia a alcançar a Indústria 4.0
Com a finalidade de se adequar a essa era da indústria 4.0, na qual os processos precisam ser rápidos, eficientes e flexíveis, diversos softwares foram desenvolvidos.
Desse modo surgiu o Busca Milhas, uma plataforma para empresas que trabalham com dados de pessoas interessadas na venda e na compra de milhas aéreas.
Possuímos três ferramentas que integram o processo de venda de milhas para empresas com mais praticidade, qualidade e segurança.
- Buscador de milhas: acompanhe em tempo real atualizações de preços de passagens de diversas companhias aéreas. É possível também realizar um comparativo simultâneo de valores em reais e em milhas.
- Sistema de gestão: plataforma integrada com funcionalidades para vendas de passagem, compra de milhas e gestão de estoque.
- Emissão automática: o sistema emite a passagem e o buscador localiza qual o melhor negócio para a sua empresa.
Em suma, o Busca Milhas é tudo o que a sua empresa de milhas precisa em um só lugar. Conheça nossos serviços com operação automatizada e presença digital.