(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

Tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0

Estamos em um mundo globalizado onde o desenvolvimento tecnológico vem mudando e moldando uma nova maneira de viver. Nesse sentido, a indústria 4.0 trouxe uma nova perspectiva para os processos de produção e consumo. Entenda mais o seu significado e como esse método funciona.

O que isso significa?

Conhecida também como a indústria digital, o conceito 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha.  A princípio, o projeto, incentivado pelo governo alemão, envolveu empresas de tecnologia, centro de pesquisas e universidades para produzir e implantar a iniciativa.

Para entender um pouco mais sobre todo o processo da indústria 4.0, é necessário recorrer ao passado e compreender como se deu a primeira revolução industrial até os dias de hoje.

Contexto histórico

A primeira revolução industrial ocorreu entre o final do século 18 e início do século 19, com o surgimento da máquina a vapor, as ferrovias e a indústria têxtil.

Posteriormente, a indústria 2.0 durante o período pós-guerra. Assim, se intensificou os métodos de produção em massa, a produção elétrica, química, metalúrgica e siderúrgica.

Em contrapartida, a terceira revolução foi marcada pelo advento tecnológico a partir da década de 70. Nessa época, a demanda por essa inovação se fez necessária. Como resultado, surgiu os computadores, aparelhos eletrônicos, as telecomunicações e os métodos de automação.

Inegavelmente, o crescimento da tecnologia e o avanço da internet foram a base para a construção de novos relacionamentos e processos de produção.

Assim sendo, chegamos na indústria 4.0 nos dias atuais, na qual o foco do processo é unir tecnologia de informação, máquinas, sistemas e pessoas.

A indústria 4.0

Um mão está teclando uma tela através da tecnologia touch, na tela aparecem diferentes ícones relativos à tecnologia, como o símbolo de wifi, um computador com engrenagens, uma máquina e etc. O conjunto dessas tecnologias fazem parte da proposta de uma indústria 4.0

O principal conceito da indústria 4.0 engloba tecnologia de informação, controle de dados e inovações de automação. Ela surge com o intuito de:

  • Fomentar a criação de redes inteligentes de alta capacidade de abrangência;
  • Reduzir custos;
  • Dar autonomia ao processo interativo, automatizado e de alta performance.

Acima de tudo, existem alguns princípios estratégicos fundamentais para o entendimento da indústria digital. Conheça a seguir. 

Operação em tempo real

Possibilidade de acompanhar todas as etapas do processo de produção, obter dados, realizar ajustes e ser mais assertivo na tomada de decisão.

Descentralização da Indústria 4.0

Sistemas cyber-físicos tomam decisões a partir da análise de dados em tempo real e independem de ações externas. Dessa forma, as máquinas recebem orientações de produção e emitem um maior número de informação sobre seu desempenho.

Modularidade

Com essa função, é possível ter mais flexibilidade para alternar as funções das máquinas com facilidade. Além disso, também é possível produzir de acordo com a demanda, em módulos de produção.

Orientação a serviço

Utilização de softwares para padronizar os processos e métodos, organizando as aplicações a partir do conceito de Internet of Services.

Virtualização

Objetiva a criação de uma cópia virtual da linha de produção por meio de sensores instalados nas máquinas e nos demais mecanismos. Assim, além de se ter uma garantia, permite que o processo seja controlado e monitorado à distância.

Um universo de possibilidades

Em suma, todos esses fatores contribuem para uma transformação radical de como as empresas irão se adaptar a partir dessa nova era. Acima de tudo, passamos a ter uma nova forma de produção, com diferentes fontes de energia, categorização dos produtos e a reorganização do trabalho.

É importante salientar que a transição para a indústria 4.0 não acontecerá repentinamente, pois a implantação desses recursos depende de pontos como:

  • A qualificação tecnológica das indústrias;
  • A realidade de cada país;
  • Demais fatores estratégicos e econômicos.

Os setores mais promissores para esse tipo de negócio são: agroindústria, indústria farmacêutica e de alimentos, construção civil e energia.

O Brasil e a indústria 4.0

O Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, ainda passa pela transição da revolução 2.0 para a 3.0. Porém, a modernização se faz presente em todos os tipos de comércio, ou seja, o Brasil consome e investe em tecnologia sim.

Desse modo, para alcançar o patamar da indústria 4.0 não será preciso enfrentar todo o processo de modernização nas fábricas. Devido aos recursos criados, é possível pular algumas etapas para desfrutar das tecnologias da internet e da indústria digital.

Contudo, é necessário um investimento ainda maior em tecnologia, educação e pesquisa para essa área. Além disso, é imprescindível o incentivo governamental e políticas públicas para difundir a indústria 4.0 no país e elevar o Brasil no mercado internacional.

Oportunidade de negócios

Estudos apontam que empresas brasileiras têm implementado estratégias e ações que contam com algum tipo de inovação presente na indústria 4.0. Dessa forma, os empresários têm enxergado uma oportunidade de aumentar a produtividade por meio da Internet industrial.

Ao passo que o mercado passa por inovações, ele começará a exigir profissionais cada vez mais qualificados e aptos ao novo sistema de produção. Assim, os principais requisitos serão:

  • Formação multidisciplinar;
  • Bom relacionamento;
  • Senso de urgência;
  • Capacidade de adaptação.

Internet das Coisas

Com o intuito de fundir o mundo real e o digital através da internet, surgiu a ideia da IoT (do inglês: internet of things). Assim, o princípio norteador dessa ideia é que “tudo está conectado, as pessoas e as coisas”. 

Essa tecnologia integra pessoas, máquinas, sistemas e produtos. Como consequência, o dia a dia dos usuários se tornam cada vez mais dependentes de recursos tecnológicos.

Análogo a essas mudanças, muitos objetos que funcionavam desconectados recebem melhorias para serem cada vez mais dinâmicos, prático e conectados à internet. 

O Busca Milhas te auxilia a alcançar a Indústria 4.0

Com a finalidade de se adequar a essa era da indústria 4.0, na qual os processos precisam ser rápidos, eficientes e flexíveis, diversos softwares foram desenvolvidos. 

Desse modo surgiu o Busca Milhas, uma plataforma para empresas que trabalham com dados de pessoas interessadas na venda e na compra de milhas aéreas.

Possuímos três ferramentas que integram o processo de venda de milhas para empresas com mais praticidade, qualidade e segurança.

  • Buscador de milhas: acompanhe em tempo real atualizações de preços de passagens de diversas companhias aéreas. É possível também realizar um comparativo simultâneo de valores em reais e em milhas.
  • Sistema de gestão: plataforma integrada com funcionalidades para vendas de passagem, compra de milhas e gestão de estoque.
  • Emissão automática: o sistema emite a passagem e o buscador localiza qual o melhor negócio para a sua empresa.

Em suma, o Busca Milhas é tudo o que a sua empresa de milhas precisa em um só lugar. Conheça nossos serviços com operação automatizada e presença digital.

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Outros assuntos relacionados

    Empresa de Milhasagosto 18, 2022

    Veja em cinco etapas como criar uma estratégia de conteúdo para a sua operadora de milhas

    Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjulho 22, 2022

    Veja seis razões para investir em técnicas de SEO em sua empresa de milhas aéreas

    Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjunho 30, 2022

    Empresa de milhas de sucesso: como divulgar a sua operadora de forma bem-sucedida?

    Divulgue a sua empresa de milhas de forma eficaz, a fim de expandir o seu negócio. Afinal, apenas por meio de estratégias de marketing é possível…

    SAIBA MAIS >

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!

      Fale com um especialista!

      Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre como podemos evoluir.