(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

O que uma empresa de milhas precisa para se destacar? Descubra!

Em cada setor do mercado o caminho para o sucesso inclui diferentes etapas e estratégias. No entanto, quando os diferenciais não são explícitos, o cliente se apega em outros fatores para decidir qual empresa contratar. Por isso, ter um bom posicionamento na mente do consumidor é vital para o sucesso de todo negócio. Desse mesmo modo ocorre no mercado de milhas aéreas. Então, confira dicas para você se dar bem nesse mercado que está movimentando muito dinheiro.  

Mercado de milhas: quais estratégias utilizar?

Marketing: a base para o mercado de milhas se desenvolver

A princípio, as milhas eram subestimadas pelo público, que não enxergavam o seu valor e temiam utilizá-las. Por isso, esse mercado percebeu a urgência de pensar uma nova forma de olhar para esse produto.

Em primeiro lugar, o mercado de milhas, como conhecemos hoje, teve início em marketplaces como o Mercado Livre. Isso há mais de 10 anos. Já as companhias aéreas começaram a trabalhar com esse benefício cerca de 30 anos atrás.

Em segundo lugar, tal setor era pouco explorado pela população, assim, as empresas que se arriscaram a comercializar fora do Mercado Livre enfrentaram várias dificuldades. Nesse sentido, a principal foi a falta de demanda relevante para a compra de milhas.

Nesse contexto, o marketing foi a ferramenta que ajudou a mudar esse cenário. Graças a ele, as empresas conseguiram cuidar de suas imagens e divulgar esse novo tipo de negócio.

Como superar entraves do mercado de milhas?

De acordo com o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renee Mauborgne, quando um produto sofre pressão por seu preço, empresas que o vende se tornam ameaçadas.

Esta situação foi definida como Oceano Vermelho.

No início dos anos 2000, a venda de passagens aéreas era feita da maneira tradicional. Ou seja, utilizando padrões que competiam apenas em preço ou atendimento. Porém a variação de valor das passagens oscilava com pouca relevância, levando ao oceano vermelho.

Segundo Lucas Criscoullo, palestrante e CCO da IN8, “num cenário em que o mercado é limitado para crescer, é natural que empresários procurem outros caminhos para lucrar, sendo mudando de ramo ou criando uma diferenciação do seu produto.”

Assim, um cenário pouco explorado é o chamado Oceano Azul. Em contraste com o vermelho, ele é ainda pouco explorado. Portanto, ainda que haja grandes riscos, muitos benefícios podem surgir ao investir nele. 

Para o palestrante, foi a estratégia do Oceano Azul que permitiu a evolução do mercado de milhas. Pois, empresários do ramo criaram um método de comércio de passagens aéreas que era inédito.

Investindo na imagem de marca

Com o intuito de mostrar que tal processo era lucrativo e, sobretudo, confiável, grandes quantias foram gastas em marketing. 

Hoje, chamamos essa estratégia de Marketing de Conteúdo. A principal missão dessa vertente é criar um destaque para as marcas no ambiente digital. Contudo, essa ferramenta tem muito mais a oferecer para empreendedores.

Assim, essas empresas investiram não só nelas mesmas, mas também na imagem do próprio comércio de milhas.

Novos desafios surgiram

Devido a esse sucesso repentino, o mercado inflacionou. Nesse sentido, muitas pessoas abriram o próprio negócio e empresas de turismo convencional migraram para milhas. Além disso, investidores de outras áreas também tentaram aproveitar esse momento.

Como resultado, a competição por preço e o uso de métodos que limitam o uso das milhas, transformaram o Oceano Azul em vermelho.

Em resumo, o mercado de emissão de passagens aéreas tornou-se altamente competitivo. De acordo com Criscoullo, “é quase uma regra que empresas de milhas também trabalhem com consolidadoras para ter quantidade de emissões relevantes”.

Futuro promissor

Diante dos desafios, preguntas a respeito do futuro desse setor surgem de maneira constante. Bem como, o aumento da preocupação a respeito da rentabilidade da prática de comércio de milhas. 

Criscoullo arrisca um palpite: “na minha opinião, a comercialização como é feita hoje tende a piorar, margens vão diminuir e demandas de emissão ficarão centralizadas em menos empresas”.

Portanto, para o seu negócio de milhas dar certo você precisa encontrar seu Oceano Azul. De acordo com o palestrante, muitas empresas acharam um nicho específico e, mesmo com poucos funcionários, obtiveram altos lucros. Mágica? Não. Estratégias de Marketing.

Se você atua ou quer atuar neste setor, é necessário que, assim como aquelas empresas fizeram no passado, você também invista em cenários novos. Inclusive para ter a chance de encontrar um mercado forte.

O empreendedor é um ser único e ele deve ser capaz de enxergar chances de vender e lucrar onde outros não veem.

Tendo isso em vista, aliar uma estratégia de marketing assertiva a conhecimento para desbravar o Oceano Azul, sua chance de conseguir sucesso é enorme. Para isso, conte com o Busca Milhas para te ajudar a alcançar esse objetivo! 

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Outros assuntos relacionados

    Empresa de Milhasagosto 18, 2022

    Veja em cinco etapas como criar uma estratégia de conteúdo para a sua operadora de milhas

    Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjulho 22, 2022

    Veja seis razões para investir em técnicas de SEO em sua empresa de milhas aéreas

    Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjunho 30, 2022

    Empresa de milhas de sucesso: como divulgar a sua operadora de forma bem-sucedida?

    Divulgue a sua empresa de milhas de forma eficaz, a fim de expandir o seu negócio. Afinal, apenas por meio de estratégias de marketing é possível…

    SAIBA MAIS >

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!