(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

Empresa de milhas aéreas na pandemia: Como agir diante desse momento?

Confira como reduzir os prejuízos e se preparar para o cenário pós-crise

Uma vez que a pandemia da COVID-19 atingiu a vida da população mundial, sem dúvidas, diversos setores têm sido afetados. Conforme o avanço do vírus impediu as viagens, o mercado de milhas aéreas na pandemia iniciou um período turbulento. Continue a leitura para entender mais sobre esse setor. Bem como contornar essa situação.

O mercado de milhas aéreas na pandemia

O setor de aviação foi um dos primeiros a sentir a crise. Como resultado, o mercado de turismo e de milhas sofreram impactados de alguma forma.

Como estamos vivenciando um contexto de isolamento social, é difícil prever o retorno da vida normal. 

No entanto, existem estratégias que a sua empresa pode criar para se recuperar mais rápido. A fim de evitar que o seu negócio fique para trás, confira quais são elas e como aplicá-las. 

Como manter em atividade a minha empresa de milhas aéreas na pandemia?

Por questões de segurança e de preservação da saúde coletiva, companhias estão cancelando voos e suspendendo viagens. Sem dúvidas, isso é reflexo das medidas adotadas pelos órgãos reguladores devido ao receio de viajar nesse momento. 

Só para exemplificar, a American Airlines decidiu suspender, por tempo incerto, os voos para o Brasil. Da mesma forma, em relação aos voos nacionais, a Azul, que já vinha passando por uma crise, reduziu a venda de passagens em 25%. 

Do mesmo modo, no caso da Latam, essa redução é por volta de 70%. Por fim, também observou-se uma queda no programa de milhas Smiles de 31%, até o momento.

Esses dados foram retirados de matéria veiculada na Folha de São Paulo e nitidamente interferem no setor de turismo.

Além disso, eles se tornam mais importantes quando nos referimos às empresas que têm as milhas como seu principal produto. Assim, se você se encaixa nesse grupo, certamente, está lidando com o efeito dominó da pandemia.

Em primeiro lugar, o que você precisa nesse momento é manter a calma e planejar estratégias a médio e longo prazo. Dessa forma, a sua empresa terá mais chances de superar imprevistos sem tantos problemas. 

Em segundo lugar, o foco deve se dar na reestruturação das atividades de sua empresa. Pois, lembre-se de que, com a alta do dólar, o mercado aéreo já estava diante de uma barreira.

Um homem branco, de cabelo branco, óculos preto e roupa social está em pé com os braços para cima em sinal de comemoração. Acima dele está um gráfico crescente representando o aumento do lucro com as milhas aéreas na pandemia

Por exemplo: sua empresa revisou o modelo de cancelamento de passagens? Verificou com os fornecedores sobre a reutilização de pontos? Entre outros.

Agora, com a pandemia, as empresas relacionadas a esse meio passarão por uma reestruturação. 

Que medidas minha empresa de milhas aéreas pode tomar na pandemia?

Todavia, os momentos de crise são cruciais para o nosso desenvolvimento e aprendizado. Diante desses contextos, conseguimos rever estratégias e aplicar melhorias antes despercebidas. 

Por isso, ao invés de desistir, aceite a situação e tente tirar o melhor proveito dela. Assim, para te ajudar a fazer isso, considere os seguintes elementos:

Revisão de planejamento

É provável que, diante à grande quantidade de feriados em 2020, muitas empresas tenham criado metas de vendas e pacotes de viagens visando alta lucratividade.

Porém, o cenário mudou e é preciso se adequar a ele. Por isso, aproveite esse momento para traçar atitudes relacionadas à manutenção da operação de sua empresa. Ou seja, foque em melhorar o que já é feito e deixe as inovações para outro período. 

Há grandes chances do mercado retornar em breve e de maneira crescente. Por isso, é necessário o planejamento. Nesse sentido, estruture pacotes, promoções, eventos que demandam trânsito de pessoas, entre outros. 

Aliás, lembre-se de que todos foram afetados. Ou seja, houve uma redução da concorrência e, por isso, há grandes chances de recuperação ao retomar as atividades. 

Acompanhamento das medidas tomadas pelos programas de fidelidade

Conforme a situação, os programas Smiles e LATAM Pass adiaram o vencimento da categoria elite até março de 2022. Com efeito, reduzem o risco de perder as milhas acumuladas por conta da validade.

Contudo, essa decisão deve ser tomada em conjunta. Então, é importante que o empresário converse com o fornecedor de milhas, para alinhar perspectivas e evitar prejuízos. 

Além disso, o LATAM Pass estendeu a validade de milhas que venceriam durante o isolamento social por mais 180 dias.

Por outro lado,  no caso do Smiles, quem comprou passagens com milhas poderá retomar a bonificação. Essa regra vale para cancelamento de voos nacionais e internacionais pela GOL com embarque até dia 30 de setembro.

Aliás, é importante você ter acesso às atualizações dos programas para saber qual é a melhor atitude a ser tomada.

Proximidade com fornecedores e clientes

O momento é de economizar e reestruturar. 

Por isso, as reservas financeiras da sua empresa podem ser bem gastas nesse período com o fim de auxiliar na superação. Assim, uma das alternativas é investir em marketing de conteúdo, a fim de atrair usuários de milhas. Através dessa estratégia seus clientes e provedores estarão sempre atualizados a respeito do mercado e verão valor na sua marca. 

Além disso, outro investimento seria aderir à nova plataforma do busca milhas para sua empresa. Por meio dela o seu negócio consegue otimizar processos e entregar informações precisas e rápidas para os seus clientes. 

Avalie qual é a forma menos arriscada para a compra de milhas. 

Coerência com as orientações fornecidas pelos órgãos oficiais

Antes de mais nada, é vital que a medida a ser tomada esteja em acordo com as normas de segurança sanitárias atuais. Portanto, busque sempre informações oficiais e confiáveis.

Aprendizado, implantação de sistema de gestão de milhas compradas e vendas de passagens e consultoria

Em suma, o melhor a se fazer é aproveitar o momento para avaliar pontos fortes e fracos do seu negócio. Em seguida, investir em serviços de consultoria.

O Busca Milhas oferece soluções eficazes para que você possa melhorar as políticas de sua empresa. 

Contamos com sistema de infraestrutura digital para que você tenha melhores condições de gestão de estoque. Bem como, controle de provisores, venda de passagens entre outros processos.

Além disso, nossa consultoria fará com que você avalie detalhadamente as necessidades do seu negócio, em relação à produtividade, custos e rentabilidade. 

Estamos à sua disposição para te ajudar se preparar para o cenário pós-crise. 

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Outros assuntos relacionados

    Empresa de Milhasagosto 18, 2022

    Veja em cinco etapas como criar uma estratégia de conteúdo para a sua operadora de milhas

    Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjulho 22, 2022

    Veja seis razões para investir em técnicas de SEO em sua empresa de milhas aéreas

    Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjunho 30, 2022

    Empresa de milhas de sucesso: como divulgar a sua operadora de forma bem-sucedida?

    Divulgue a sua empresa de milhas de forma eficaz, a fim de expandir o seu negócio. Afinal, apenas por meio de estratégias de marketing é possível…

    SAIBA MAIS >

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!