Tendências em Milhas
Tendências em Milhas
avianca-busca-03

ANAC suspende as operações da Avianca Brasil!

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou na tarde desta sexta-feira (24/05/2019) que estão suspensas todas as operações da Avianca Brasil de forma cautelar, até que a aérea brasileira comprove sua capacidade operacional.

A decisão foi tomada e todas as pessoas que tem voos agendados na Avianca devem entrar em contato com a companhia e não se deslocar para o aeroporto antes disso, segundo descrito na publicação da ANAC.

Essa medida pode gerar um impacto muito grande para as empresas que comercializam voos da Avianca. Validar com a companhia e ver qual a melhor solução é uma decisão correta a ser tomada.

Conforme descrito, a Avianca segue obrigada a cumprir integralmente a Resolução nº 400/2016 da ANAC, onde deve ofertar opções como reembolso e reacomodação das passagens já emitidas.

Esse fato vem decorrente da recuperação judicial da Avianca Brasil que já noticiamos aqui no blog do Busca Milhas.

Fique de olho em nosso blog, qualquer novidade, publicaremos aqui para você!

Abaixo segue o link da publicação da ANAC.

https://www.anac.gov.br/noticias/2019/anac-suspende-oepracoes-da-avianca-brasil

avianca-busca-01

Avianca se pronuncia sobre voos cancelados

Não é de hoje que a Avianca Brasil está passando por dificuldades. Em meio a recuperação judicial e perda de espaço nos aeroportos, cada vez mais, vemos a Avianca se distanciando da promessa que ela uma vez foi em 2017, quando suas operações cresceram.

Ontem, domingo dia 28/4/2019, foi anunciado que a Avianca iria diminuir suas operações mais ainda e que iria operar numa escala próxima de quando iniciou suas operações no Brasil. Além disso, hoje, tanto as operações por telefone quanto o site/aplicativo da Avianca se mostraram indisponíveis para muitas pessoas.

A única rede social ativa que conseguimos ver da Avianca hoje foi o Twitter. Nele, os clientes reclamam de cancelamento de voos e falta de atendimento. A Avianca tem respondido que está passando por um momento de readequação e reestruturação.

Hoje a Avianca postou no seu blog a lista de voos cancelados, confira:

https://www.avianca.com.br/-/cancelamento-de-voos-a-partir-de-abril-

Nossa equipe tentou contato com a Avianca mas não conseguimos mais informações.

avianca-busca-00

O que a nova notícia da Avianca Brasil impacta na sua operação?

A Avianca Brasil surpreendeu o mercado de milhas no último dia 26 de março de 2019 ao anunciar a eliminação de 21 rotas e fechar 3 bases operacionais (Galeão – RJ, Petrolina – PE e Belém – PA) conforme divulgado no portal do G1.

Essa medida faz parte do plano de recuperação judicial da empresa que passará a operar com 26 aeronaves e 23 destinos.

Essa informação obviamente não foi bem recebida no mercado de milhas, pois quem possui pontos do programa Amigo, sabe que aumentará a dificuldade de comercialização, o que pode ser uma oportunidade para alguns empresários que poderão adquirir com preços melhores, caso comercialize passagens nas rotas ainda atendidas pela aérea.

A Companhia Azul fez uma proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil, o que, na nossa visão, poderá aumentar o poder da Azul perante os concorrentes, se tornando uma opção melhor para a comercialização de milhas, contudo, como temos prós e contra, os preços das milhas podem aumentar, impactando no preço final de venda.

Alguns voos internacionais da Avianca Brasil também serão descontinuados, sendo eles os que saem do aeroporto de Guarulhos com destino a Santiago no Chile, Miami e Nova York. Essa ação deverá ocorrer a partir de 1º de abril.

Impacto no mercado

Hoje a Avianca, pelas nossas estimativas, representa menos de 10% do uso de milhas no mercado de milhas, porém a representatividade dela é considerável, principalmente para quem já tem milhas compradas ou geradas.

Como prosseguir?

Nossa estimativa é que a comercialização de milhas da Avianca não se torne interessante ao menos no próximo ano e se você tem milhas hoje, o conselho é que venda elas pelo melhor preço que puder. Agora, a Azul, devido a sua possibilidade de expansão, o que não é ainda concreto, pois ainda tem muita coisa que pode impedir a compra, deve se tornar mais atrativa.

Talvez aumente sua rivalidade com a própria Latam, o que pode sugerir valorização dos seus pontos. Existem indícios que comprar milhas da Azul hoje para revender daqui a alguns meses, possa ser vantajoso.

Abaixo, segue a lista das rotas descontinuadas pela Avianca Brasil:

    1. Aracaju-Salvador
    1. Belém-Guarulhos
    1. Fortaleza-Bogotá
    1. Salvador-Bogotá
    1. Brasília-Cuiabá
    1. Brasília-Fortaleza
    1. Brasília- Galeão
    1. Brasília-Maceió
    1. Brasília-Salvador
    1. Florianópolis-Galeão
    1. Fortaleza-Galeão
    1. Guarulhos-Galeão
    1. Galeão-Foz do Iguaçu
    1. Galeão-João Pessoa
    1. Galeão-Natal
    1. Galeão-Porto Alegre
    1. Galeão-Salvador
    1. Maceió-Salvador
    1. Petrolina-Recife
    1. Petrolina-Salvador
  1. Recife- Salvador

Outros assuntos relacionados
Qual nicho escolher ao vender passagem com milhas?

Agências de viagem e turismo estão entre os principais consumidores desse tipo de produto A competitividade é um dos elementos que devem ser levados em […]

Limites de CPF para programa LATAM Pass, como você deve fazer

Entenda como funciona o limite de emissões nesse programa de fidelidade O mercado de milhas, apesar de ser fascinante, conta com muitos desafios. O maior […]

Comércio de milhas cresce e é uma alternativa à economia do Brasil

A gestão estratégica desse tipo de negócio é a grande responsável pela avaliação positiva do setor O comércio de milhas é gigantesco. Em 2018, 245 […]

Alavanque sua empresa de milhas!

Assine nosso newsletter!