Tendências em Milhas
    Tendências em Milhas
    Oceano azul e vermelho

    Oceano azul e vermelho: como explorar novos mercados na sua agência

    Quando se fala em mercado, logo pensamos em estratégias de crescimento e muita competição acirrada com um único intuito: sair na frente da concorrência. Mas é válido pensar que táticas repetidas não geram resultados diferentes. Entender sobre oceano azul e vermelho pode definir o rumo que sua empresa tomará.

    A estratégia do Oceano Azul – como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” é uma obra escrita por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, dois professores especialistas em estratégias de gestão, que trazem reflexões inovadoras a respeito de mercado e de concorrência.

     

    Em matéria de mercado, o que é oceano azul?

    Oceano azul é o espaço do mercado onde uma empresa pode atuar com mais liberdade, sem ter que se preocupar tanto com a concorrência. Como isso é possível? O oceano azul é criado quando uma empresa inova de forma que se torne única ou uma das poucas em seu nível.

    É o caso de empresas que exploram espaços diferentes, criam soluções ainda não pensadas por empresas do mesmo ramo e que reinventam a forma de vender ou de prestar seus serviços. Com isso, esta empresa cria uma nova demanda no mercado, tendo nas mãos o poder exclusivo da oferta, tornando a concorrência irrelevante.

    É nessa tecla que os autores do livro batem. Deixar de lado a concorrência direta, focada na empresa vizinha, e subir de nível, se atentando às necessidade não supridas, de forma que consiga atendê-las.

     

    O que é oceano vermelho e como ele pode levar uma empresa ao fracasso?

    Oceano vermelho é o espaço onde a concorrência determina as regras. Não nada novo. A demanda já é conhecida e a oferta de produtos e serviços é igual ou parecida. A falta do diferente faz com que a sensação de quem atua nesse modelo seja de constante luta e sufoco.

    O sucesso de quem opera no espaço do oceano vermelho é medido pela queda do concorrente. O foco é estar na frente de outra empresa, e isto demanda tempo, gera custos desnecessários, gera desgaste da gestão e das equipes, para, no fim, vender uma solução repetida e colher resultados medianos.

     

    Principais diferenças entre oceano azul e vermelho

    Oceano Azul

    Oceano Vermelho

    Foco

    Criar um espaço sem concorrência

    Derrubar a concorrência

    Estratégia

    Criar nova demanda e gerir a oferta

    Atender a demanda existente

    Resultado

    Inovação e ascensão

    Estagnação ou declínio

    As principais diferenças entre oceano azul e vermelho são claras. Enquanto o foco do oceano vermelho é enfrentar a concorrência, limitando-se ao que o mercado determina, o foco do oceano azul é assumir uma postura diferenciada, criando seu próprio espaço para ditar como este funcionará.

     

    Como é possível criar um oceano azul em sua agência de turismo?

    Cria-se espaço no oceano azul com inovação acompanhada de valor. Os autores do livro destacam que isto é possível quando há a junção de inovação, preço, utilidade e custo, levando em consideração três questões relacionadas a “valor”, do ponto de vista do cliente: atributo de valor, curva de valor e inovação de valor.

     

    Atributo de valor

    Atributo de valor está ligado à particularidade de um produto ou serviço, algo que o torna diferenciado ou único. Qual o diferencial da sua agência de turismo? Dentre tantas no mercado, oferecendo basicamente os mesmos serviços, pacotes, soluções ou respostas, o que é exclusivo da sua agência?

    Existe algum tipo de benefício ou vantagem que merece atenção ou desperta o interesse do seu cliente? E, por benefício ou diferencial, é um equívoco entender que vantagens estão exclusivamente relacionadas a promoções e descontos. Ser uma empresa que se destaca vai além do bolso do cliente.

    O atendimento ao cliente, as ferramentas de otimização de processos, a agilidade nas etapas de negociação, a resolução de reclamações, a gestão de relacionamentos, o alinhamento da equipe com os objetivos da gestão, e outras diversas maneiras de executar com excelência um serviço, deve ser observado quando se fala em valor.

     

    Curva de valor

    Curva de valor consiste em medir e comparar as diversas empresas do mercado que atuam no mesmo ramo em que você opera. Trata-se de apontar em um gráfico, por exemplo, cada característica presente nas empresas concorrentes e verificar no que a sua empresa se diferencia, traçando uma curva.

    Se na comparação, as linhas sempre se cruzam ou estão sempre no mesmo nível, significa que há pouca diferença entre sua empresa e as demais. A intenção é criar a própria curva, explorando alternativas e inserindo no mercado novas demandas e soluções diferentes.

    Já fez essa análise na sua agência de turismo? As demandas são iguais? As ofertas são iguais? As soluções diferem em algum aspecto? Seu cliente percebe algo exclusivo que o impulsiona a procurar sua agência sempre que for fazer uma viagem?

    É preciso olhar além, é hora de inovar!

     

    Inovação de valor

    Inovação de valor está ligada a se tornar exclusivo, ser diferente a um custo baixo para o cliente. Apesar de parecer complexo, já que mudanças e inovação exigem gastos, vale ressaltar que inovar requer abandonar algumas práticas arcaicas. Ou seja, corta-se despesas de um lado para investir em outro.

    A essência é oferecer algo que ainda não havia sido pensado. Criar uma solução útil, que simplifique a vida do cliente sem que este tenha que gastar mais. O que sua agência de turismo tem oferecido de novo aos seus clientes?

    É de suma importância fazer uma análise profunda a respeito do assunto. Seguir a correnteza e deixar o mercado ditar onde sua empresa vai chegar não é estratégia. O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo para que sua agência atue em um oceano azul?

     

    Conheça os riscos antes de inovar

    Os processos de inovação trazem junto aos benefícios, os riscos inerentes ao novo. É necessário conhecer, avaliar e ponderar todos os riscos a que está sujeito quem ousa fazer diferente. Deve existir um equilíbrio entre oportunidade e risco, levando sempre em consideração que não mudar também é assumir o risco de sucumbir.

    Agora que está um pouco mais por dentro sobre a importância de ir além e ser uma agência inovadora, o que acha de conhecer um bom serviço de consultoria? Quanto mais sua empresa entender tudo sobre o mercado que atua, mais relevante poderá se tornar para seus clientes.

    A Busca Milhas está há 8 anos no mercado fazendo a diferença. Conheça nossa consultoria e veja como sua agência pode crescer. Temos uma equipe de consultores preparada para te atender.

    Outros assuntos relacionados
    rudo sobre vendas b2b
    Vendas B2B: como realizar e quais as técnicas utilizadas

    Todo processo de venda requer técnicas, estratégias e planejamento. Afinal de contas, não se vende qualquer coisa para qualquer um. Uma transação de sucesso precisa […]

    GDPR descubra o que é
    Lei de proteção de dados: o que muda com sanção n° 13.709

    A lei de proteção de dados que foi aprovada em 14 de agosto de 2018 e que entrará em vigor após 18 meses decorridos desta […]

    conheça a industria 4.0
    Tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0

    Estamos em um mundo globalizado onde o desenvolvimento tecnológico vem mudando e moldando uma nova maneira de viver. A indústria 4.0 trouxe uma nova perspectiva […]

    Alavanque sua empresa de milhas!
    Assine nosso newsletter!