O mercado de trabalho vive a inconstância do nosso cenário econômico. Contudo, mesmo no período de crise, há quem consiga sobressair e identificar excelentes oportunidades de negócio. Com efeito, esses momentos são os que mais propiciam o surgimento de grandes empreendedores.
Em primeiro lugar, ainda há vários receios com relação à abertura de um novo negócio. Isso acontece pois, a princípio, parece mais vantajoso trabalhar em uma empresa consolidada ao invés de abrir o próprio negócio.
Todavia, ainda que o empreendedorismo possua riscos, o que não falta é mercado carente de pessoas determinadas e ideias que sejam, realmente, diferenciadas. Por isso, separamos algumas oportunidades de negócios para você investir e alavancar a sua carreira profissional.
Antes de sugerir os melhores mercados para investir, é preciso que você entenda a dimensão do empreendedorismo no Brasil. Por isso, separamos alguns dados e pesquisas para que você veja a chance de negócios no empreendedorismo:
Aliás, quem tem aproveitado essas oportunidades de negócios são os jovens. Analogamente, o Sebrae/IBPQ revelou o perfil do novo empreendedor brasileiro. Em contraste com o contexto do passado, o resultado mostrou que a motivação, hoje em dia, gira em torno do desejo de independência na carreira. Assim, a busca por estabilidade em cargos públicos tem diminuído. Os dados a seguir exemplificam isso:
Por mais atraentes que sejam os números, antes de aventurar-se como empreendedor, é importantíssimo que você faça um estudo de mercado. Para que você não jogue fora uma chance de negócio e perca todo seu investimento, que tal pesquisar quais os mercados mais rentáveis? Separamos alguns para você:
Abrir uma lanchonete, um bar ou restaurante, pode ser um tiro no pé. Afinal, estabelecimentos assim, existem aos montes, inclusive na mesma rua, no mesmo quarteirão. Você seria apenas mais um na multidão. Mas, há uma maneira de se destacar no ramo da alimentação.
Hoje, vemos inúmeras pessoas que são intolerantes ou alérgicas a um determinado alimento e precisam de uma dieta rigorosa. Que tal abrir uma lanchonete que sirva lanches sem lactose ou glúten? E não vamos esquecer dos diabéticos, eles têm uma orientação médica bem rígida com relação à alimentação.
Há também as pessoas vegetarianas e veganas, os praticantes de crossfit, os que preferem comida orgânica e etc. Ou seja, público diversificado não falta. Você pode criar uma clientela muito fiel, caso se proponha a atender as necessidades deste público.
Se você está pensando em montar o seu negócio próprio, provavelmente pode ter passado pela situação de não encontrar um espaço para que pudesse trabalhar as suas ideias, não é mesmo? Nem sempre o aconchego do lar é propício para o trabalho, mas para onde ir se você trabalha sozinho?
O coworking surgiu para atender essa demanda de profissionais “desabrigados”. Hoje, algumas empresas permitem o trabalho remoto, então o profissional, às vezes, nem está na mesma cidade de quem o contratou, mas ele precisa de um lugar para se concentrar. E sem contar nos trabalhadores liberais.
Os escritórios compartilhados oferecem um espaço propício para estimular a criatividade e produção dos trabalhadores além de, claro, toda infraestrutura de um escritório. Dividir o espaço com profissionais de outras áreas é uma excelente oportunidade de negócio e networking.
O carinho das pessoas com seus bichinhos de estimação não é novidade, mas os cuidados com os pets acabaram criando uma economia rentável. O mercado de pet shop se destaca e novos produtos e serviços conquistam um público cada vez maior.
O mercado de bebidas é atrativo por ser um mercado que não apresentará uma redução de demandas, como estão suscetíveis os demais mercados. O setor de distribuição de bebidas tem crescido, assim como o seu público.
Uma das vantagens do setor de distribuição de bebidas é não ter restrição de público. Entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas, o catálogo de produtos é imenso e você pode estruturar a sua entrega conforme o perfil do seu público.
Desde que ficou mais fácil viajar de avião, um mercado que se aqueceu bastante foi o de milhas aéreas. As empresas do setor têm experimentado um crescimento exponencial, comprovando as oportunidades de negócio oriundas das milhas aéreas.
Nesse sentido, tal mercado oferece benefícios não só para os clientes, mas também para o próprio empresário. Ou seja, o empreendedor lucra ao comprar milhas dos clientes e o passageiro ganha pagando menos pela viagem.
Como dizemos, as milhas são lucrativas, chegando a movimentar em um ano, R$ 500 milhões. E esse número poderia ser ainda maior, se as milhas e pontos não expirassem. Em 2016, cerca de R$ 1 bilhão foram “perdidos” pelos clientes, segundo reportagem do O Globo.
Para aqueles que já atuam no mercado de turismo, as milhas continuam sendo uma excelente brecha de negócios. Ao comprar as passagens de seus clientes com milhas, o lucro gira em torno de 24% em cima do valor da passagem.
Agora que você já conhece alguns dos melhores mercados para começar a empreender, escolha aquele que tenha o seu perfil. Não perca a oportunidade de negócio por receio. Em caso de dúvidas, conheça a nossa consultoria. Fale com a gente!
Índice
Consultoria
Empresa de Milhas
Empresa de Turismo
Estoque de Milhas
Mercado de Milhas
Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.
Antes de qualquer informação sobre o assunto, as milhas aéreas são um tipo de recompensa oferecida pelas companhias aéreas. Inicialmente, as vantagens estavam atreladas apenas às…
SAIBA MAIS >Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…
SAIBA MAIS >Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…
SAIBA MAIS >Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.