Tendências em Milhas
Tendências em Milhas
Tendencias segundo semestre mercado de milhas

Segundo semestre: O que esperar do mercado de milhas aéreas?

Se você é um empreendedor, sabe como é importante estar antenado às previsões de mercado, principalmente em um ramo relativamente novo como o das milhas aéreas. O bom planejamento da sua empresa no segundo semestre de 2018 depende do conhecimento das atuais tendências do mercado.

Quando você sabe o que esperar do mercado, é possível preparar a sua equipe para lidar com as novas demandas: contratar profissionais, serviços, capacitar funcionários, investir em determinado setor interno… Por isso, fizemos uma lista das 5 principais tendências para o semestre que se inicia!

1. A sua marca em todos os lugares!

Em meados de 2017, o jornal O Globo reportou uma movimentação maior que 500 milhões de reais no mercado de milhas aéreas, devido, principalmente, à crise financeira no Brasil. Como a crise continua, a procura cresce ainda mais neste ano, devido às vantagens econômicas proporcionadas pelo ramo.

Em um momento favorável como este, é importante que a sua empresa seja conhecida e, além disso, reconhecida: é o tão falado crescimento de marca. Por isso, agora é a hora de investir em marketing e atrair cada vez mais clientes.

Estamos nos dias da informação digital, é fato. Com os mecanismos de pesquisa e os anúncios em redes sociais, os usuários dessas tecnologias tendem, cada vez mais, a buscar soluções para seus problemas na grande rede. Por isso, é essencial que a sua marca tenha presença ativa na internet.

O mundo virtual é promissor, mas também muito arriscado. É necessário que tudo seja bem planejado para que sua marca seja bem vista, o que não é nada fácil. Sabe como resolver esse problema?

Marketing digital é a palavra!

Uma pesquisa feita no ano passado indicou que as marcas que mantêm blogs atualizados fazem 2,5 vezes mais vendas do que aquelas que não utilizam dessa plataforma. Isso porque os novos consumidores são menos motivados pelas propagandas imperativas, sendo atraídos por conteúdo e experiência.

Assim, uma presença virtual satisfatória, com um site user-friendly, design interessante e atualização assídua de qualidade é o principal ponto no qual você deve focar para ver sua empresa atingir novos clientes, conquistá-los, manter os consumidores atuais e crescer no mercado de milhas aéreas!

2. Saiba explorar os nichos de mercado!

Você já ouviu falar no “oceano azul”? Esse termo é muito utilizado para caracterizar nichos de mercado específicos, nos quais não há muita concorrência, os riscos são baixos e há grandes previsões de lucro. Quer uma boa notícia? No meio do turismo existem vários oceanos azuis!

Entretanto, por ser uma área muito segmentada, com um público-alvo muito diversificado, muitas vezes é difícil identificar quais são os oceanos azuis e quais são as áreas nas quais o investimento é arriscado.

Para saber em quais subsetores sua empresa deve se inserir, é preciso que observar quais são seus pontos fortes, o que pode ser explorado e, principalmente, quais grupos não estão sendo atingidos pelo mercado de milhas aéreas.

Mas, cuidado! Antes de inovar, saiba quais riscos você corre, e avalie se pode lidar com as consequências caso algo dê errado. Para maior segurança, é interessante investir em um bom serviço de consultoria, especializado no setor de milhas.

3. Para lucrar mais, melhore sua gestão de milhas aéreas.

Quando se trabalha no mercado de milhas aéreas, a gestão delas é tão importante quanto a gestão do dinheiro propriamente dito. Um grande erro dos empreendedores deste ramo é agir como se as milhas fossem um produto qualquer, sem se atentar às especificidades dessa área.

Poucas coisas precisam ser tão bem administradas em sua empresa quanto os cartões de milhas. É importante estar sempre atento à movimentação desses pontos de fidelidade, prevenindo perdas por expiração, saída superior à entrada ou compras desnecessárias.

Um problema grave que pode ser evitado com uma boa gestão é a escassez de milhas: no caso de algum cliente se interessar por um negócio que envolve um montante maior do que a empresa possui. É possível se esquivar dessa situação constrangedora manejando os cartões.

Por isso, uma gestão diferenciada do cartão de milhas aéreas pode aumentar seus lucros, diminuindo perdas por descuido e permitindo que a sua empresa faça negócios rentáveis, que os concorrentes não possam fazer.

4. Milhas aéreas versus companhias: o mediador é você!

O mercado de milhas não para de crescer! Ele beneficia os empreendedores do ramo, aqueles que querem vender seus pontos acumulados e os que precisam de passagens mais baratas. As únicas que não ganham com isso são as empresas aéreas.

Como a legislação vigente não impede que as negociações de milha aconteçam, as companhias estão constantemente mudando seus códigos de conduta e as regras dos programas de fidelidade, para dificultar as transações. E a tendência é que essas alterações continuem surgindo no segundo semestre.

Por isso, é muito importante saber de todas as mudanças que acontecem nos programas e se planejar de acordo com isso. Um exemplo recente é a atualização do Multiplus, pela LATAM, que limita a emissão de passagens para terceiros a 25 pessoas distintas.

Existem, também, casos em que as companhias aéreas adotam políticas benéficas ao mercado de milhas. Perceber essas situações rapidamente permite a utilização desse recurso para tornar as transações mais seguras e práticas para seus clientes, o que é um diferencial.

melhor consultoria de milhas aereas

5. Aprenda com quem sabe mais!

O último ponto da lista não é apenas uma tendência, mas uma arma competitiva que funciona em todos os momentos: conhecer o mercado. Ter ciência do seu terreno de negócios é fundamental para a elaboração de um planejamento estratégico e bem sucedido.

Conhecer o mercado é um grande desafio para muitos empreendedores, principalmente quando se trata de um segmento em expansão, cujos nichos ainda estão sendo explorados, como a área das milhas aéreas. Além disso, as oscilações constantes deste ramo dificultam o planejamento a longo prazo.

Por suas características singulares, o mercado de milhas ainda tem poucos experts, já que aprender com a prática demanda tempo. E, como tempo é dinheiro e as finanças de sua empresa precisam ser bem organizadas, uma boa ideia é aprender com quem já entende bem a área.

Você já sabe quais são as tendências para o mercado de milhas aéreas no segundo semestre de 2018, mas você sabe como, e quando trabalhar cada uma delas a seu favor? Se você se interessa em aprender sobre esse mercado e aumentar os lucros da sua empresa, conheça a nossa consultoria!

 

Outros assuntos relacionados
imagem cortada de aviões da azul e latam. Há apenas as caudas do aviões naimagem para destacar as empresas azul e latam
Azul e Latam firmam parceria e você precisa saber tudo o que aconteceu

Confira as informações atualizadas sobre essa parceria que começou como forma de driblar a pandemia, mas que pode ser duradoura Parceria azul e Latam. O […]

imagem em destaque com as 3 principais cias aereas brasileiras. GOl, Latam e Azul
Quais são as principais companhias aéreas brasileiras e o que esperar do mercado?

companhias aéreas brasileiras. A gestão de empresa de comercialização de milhas e agência de viagens implica em conhecer os detalhes do mercado aéreo. É por […]

imagem de bolso com bastante dinheiro
Como sua empresa deve se comportar diante da pandemia do novo coronavírus?

Confira como reduzir os prejuízos e se preparar para o cenário pós-crise Desde que a pandemia, causada pela propagação do coronavírus, passou a ser uma […]

Alavanque sua empresa de milhas!

Assine nosso newsletter!