Tendências em Milhas
Tendências em Milhas
processos de vendas 3.0

Conheça os processos da venda 3.0

As mudanças no mercado fizeram com que uma nova perspectiva de fazer negócio fosse instalada. Estamos falando da venda 3.0, onde as atividades relacionadas à venda precisam ser bem planejadas e executadas com total habilidade.

O consumidor das vendas 3.0

O comportamento do consumidor atual é muito mais elaborado. Os clientes estão mais exigentes, mais informados e com acesso a tudo em qualquer lugar.

São eles quem estão no comando da negociação, com total conhecimento para escolher onde e como comprar, além de definir qual o melhor produto para a suprir sua necessidade e optar por onde tiver o melhor atendimento.

Com o avanço tecnológico e a internet dominando os processos de compra, as vendas 3.0 também estão online, mesmo que a compra seja em uma loja física.  Esse consumidor do qual estamos tratando gosta de procurar saber de tudo antes de tomar a decisão final.

Então, ele vai querer saber a opinião e como foi a experiência de compra de outros clientes, irá analisar o posicionamento da marca nas redes sociais e ainda vai divulgar sua compra com um feedback relacionado à qualidade, preço e atendimento.

O consumidor 3.0 só vai finalizar uma compra depois de passar por todas essas etapas e se sentir seguro de que fez a melhor escolha.

Vale ressaltar que o mercado também se expandiu, levando mais opções de escolha para o cliente que você quer conquistar. A concorrência está cada vez maior. Hoje temos muito de tudo para todos.

O que precisa ser feito é saber se posicionar e interagir com o seu público alvo da maneira mais assertiva.

Vendas 3.0

O conceito de vendas 3.0 segue a mesma linha de evolução do consumidor. Hoje as vendas se tornaram mais dinâmicas, exigindo mais habilidade, estratégia e execução. Os processos e as atividades de venda precisam ser mais elaboradas.

Vender por vender ou simplesmente vender já não é mais suficiente. A melhor alternativa é criar um diferencial competitivo, trazendo à tona a relação custo x benefício. Um produto ou um serviço precisa estar diretamente ligado com os seus respectivos valores.

Quando falamos de valores, estamos referindo a essa palavra em vários sentidos:

Valor conceito: os ideais presentes na concepção do produto, suas inspirações e referências. O que ele vai acrescentar na vida do comprador, os diferenciais propostos pela sua oferta.

Valor monetário: seu produto tem que custar um preço de acordo com a sua qualidade, utilidade e as características da sua marca.

Existem três modelos de vendas que abrangem todo os tipos de negócio e consumidores.

  • Vendas Simples:

O foco está no produto e no preço.  O cliente está em busca de algo específico e com um preço acessível.

  • Vendas Ampliadas:

Foco no cliente, em como despertar seu interesse para adquirir um produto juntamente com o seu serviço, ou seja, as soluções ofertadas em conjunto.

  • Vendas Integradas:

Um conjunto de estratégias, de toda a estrutura e ideais da empresa que são inseridos no produto.  Além de qualidade, soluções e preço competitivo, este produto é segmentado e muito bem trabalhado para despertar total interesse do consumidor.

Os três tipos de vendas citados acima são panoramas gerais de modelos de público e de vendas. Cada empresa se enquadra em uma ou mais delas a depender do tipo de serviço ou produto ofertado, além do público alvo, as necessidades e o perfil do cliente.

conheça as vendas 3.0

As estratégias de venda 3.0

Na venda 3.0 o processo deixou de ser técnico para se tornar estratégico. Em alguns casos, o resultado acaba saindo insatisfatório e, na maioria deles, não é pela estratégia, mas sim pela má execução dela.

Os processos estratégicos do marketing também evoluíram gradativamente. Assim como no consumidor e na venda, a etapa 1.0 era direcionada ao produto. No marketing 2.0 tivemos as atenções voltadas ao cliente.

Agora, na era 3.0 o marketing e as estratégias estão focadas nos valores agregados ao produto e como levá-lo ao seu cliente. Além da estratégia, o setor comercial fica responsável pelo fluxo de informações e relacionamento.

Para que isso de fato aconteça, o vendedor precisa conhecer muito bem o seu cliente e também o potencial cliente que irá surgir de diversas maneiras. A abordagem cada vez mais próxima do consumidor, respeitando os limites do profissionalismo e estreitando o vínculo de relacionamento durante uma venda.

Essa venda não precisa ser tão explícita. O ideal é que o vendedor ajude o cliente a comprar, para ele se sentir no comando da situação.

Os valores da empresa e as especificações do produto precisam estar na ponta da língua. É o comercial quem vai transmitir autoridade e relevância do negócio para o cliente. É interessante também ressaltar experiências e feedbacks de quem já comprou.

Por último e não menos importante, muito pelo contrário, utilizar a internet a seu favor. Todas as plataformas de mídia podem e devem auxiliar o processo de venda. Nutrir o seu cliente com informações relevantes, despertar o interesse, ajudar a identificar uma necessidade e, enfim, oferecer a solução com o seu produto.

Como sua agência de turismo pode aproveitar a venda 3.0 para se destacar

Não existe uma fórmula mágica de como se destacar sem esforço e dedicação. Conforme vimos acima, são diversos fatores que influenciam os processos de venda. O mercado de turismo é promissor e o número de busca por esse tipo de serviço só aumenta, principalmente na internet.

As vendas de pacotes de viagens, por exemplo, possuem um campo de concorrência enorme, e um bombardeio de ofertas e informações que chegam a todo tempo para aqueles possíveis clientes.

O grande diferencial para o seu negócio se destacar é o posicionamento. A linguagem, o visual e principalmente o conteúdo das suas publicações são a chave para o sucesso. O primeiro passo é atrair a atenção e a confiança do cliente.

Mostre autoridade e confiança naquilo que oferece. Ele vai querer saber tudo a respeito da sua empresa, para depois se interessar pelos seus valores pré apresentados, seguidos de uma oferta regada de conteúdo e material informativo.

Leve o cliente para o seu site e transforme os visitantes em leads. Invista em conteúdo de blog, email marketing e presença ativa nas redes sociais mais acessadas, como o Facebook e o Instagram.

Fique de olho nos concorrentes e esteja sempre atento à campanhas e datas com feriados prolongados, período de férias e outras épocas do ano de grande procura por viagens.

As vendas 3.0 são um retrato da sociedade atual em questões de comportamento e consumo. Para melhorar ainda mais a performance da sua agência de turismo, conheça a Consultoria do Busca Milhas.

Outros assuntos relacionados
Imagem mostra pessoa segurando engrenagem com cifrão de dinheiro dentro
Como investir em milhas? Aprenda a lucrar com esta tendência do mercado

Para lucrar com o mercado de milhas, você precisa focar nesses 3 elementos: marketing digital, sistema de gestão e consultoria. No período que compreendeu os […]

Imagem mostra casal feliz olhando para o notebook e avaliando que o sistema do Busca Milhas é o melhor aliado para a empresa deles.
Descubra agora porque o Busca Milhas é o melhor aliado da sua empresa

Para alavancar a lucratividade do seu negócio, conte com os serviços de uma empresa que é referência em consultoria e soluções. Se você trabalha em […]

Mais uma alteração aconteceu no mercado de milhas em decorrência a Latam

Parece que mais uma vez a Latam tenta criar saídas para dificultar os caminhos do mercado de milhas. Só para entender melhor o cenário, a […]

Alavanque sua empresa de milhas!

Assine nosso newsletter!