No mundo cada vez mais conectado e digital, as agências de viagens online (OTA) têm desempenhado um papel fundamental na indústria do turismo. Isso porque, elas possuem o objetivo de oferecer uma experiência fácil e personalizada aos viajantes.
Por isso, se você está interessado em empreender nesse setor em expansão ou simplesmente deseja entender melhor como as OTAs funcionam, este artigo é para você. Aqui, exploraremos temas como:
- O que é uma OTA?
- Como funcionam as OTAs?
- Quais as vantagens de criar uma OTA?
- Quais as diferenças entre as OTAs e a metabusca?
Vamos começar!
O que é uma OTA?
OTA refere-se a “Agência de Viagens Online” em português. Uma OTA é uma plataforma digital que oferece serviços de reservas e vendas de passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e outras atividades relacionadas a viagens.
Dessa forma, esse tipo de agência opera online, permitindo que os usuários façam reservas e compras diretamente através do site ou aplicativo. Por isso, as OTAs geralmente agregam informações como:
- Disponibilidade de várias companhias aéreas;
- Inúmeras opções de hotéis e outros fornecedores de serviços de viagens;
- Possibilidade de comparar os preços e opções para os clientes.
Além disso, as agências online são muito populares porque oferecem conveniência, variedade e acesso rápido a um amplo conjunto de opções de viagem.
Ou seja, o cliente não precisa se preocupar em encontrar informações detalhadas sobre destinos, avaliações de usuários, fotos e outras informações relevantes para os ajudar a tomar decisões informadas.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre como elas funcionam, confira o próximo tópico. Estamos prontos para te contar tudo sobre o assunto.
Como funcionam as OTAs?
Uma agência de viagens online (OTA) funciona como um intermediário entre os viajantes e os fornecedores de serviços de viagens.
Ou seja, as companhias aéreas, hotéis, operadoras de turismo e empresas de aluguel de carros conseguem divulgar os seus trabalhos de forma mais dinâmica e acessível.
Dessa forma, as OTAs contam com alguns aspectos principais para o seu funcionamento, sendo eles:
- Plataforma online;
- Reservas e transações;
- Comissões e parcerias;
- Atendimento ao cliente;
- Variedade de opções;
- Entre outros.
Contudo, vamos te explicar um pouco mais sobre o assunto nos tópicos a seguir.
Modelo de negócio
Como dissemos anteriormente, as agências de viagens online (OTAs) desempenham um papel fundamental no setor turístico. Isso porque, elas possuem um modelo de negócio que permite gerar receita e oferecer opções muito mais flexíveis para os clientes.
Por exemplo, é possível investir em uma OTA em diferentes segmentos, seja por meio das agências ou consolidadoras. Mas, logo abaixo vamos te contar como cada um deles impactam na indústria turística.
Agências de viagem
As agências de viagem desempenham um papel fundamental na indústria do turismo, sendo responsáveis por criar e disponibilizar viagens completas por um preço muito mais atrativo.
Essa prática se torna possível por que essas empresas operam de maneira estratégica, seja utilizando milhas aéreas ou mantendo parcerias com consolidadoras. Portanto elas possuem duas vias de atuação, são elas:
- Compra de milhas de pessoas físicas e, posteriormente, compra de passagens aéreas com o uso das milhas adquiridas;
- Compra de passagens pelas consolidadoras, quando não utilizam milhas. Mas isso, você entenderá um pouco mais a frente.
Como dissemos, o preço dessas agências se torna bem mais atrativo do que em agências de viagens convencionais. Isso porque, elas fornecem opções diversificadas e personalizadas, além de simplificar todo o processo de reserva.
Alguns exemplos de empresas que atuam com esse modelo de negócio, são a 123 milhas e a Maxmilhas.
Dito isto, é fundamental que você também entenda como as consolidadoras atuam no mercado. Confira o tópico abaixo e aprenda como elas se relacionam.
Consolidadoras
Agora, falando das consolidadoras, podemos dizer que elas possuem parcerias diretas com companhias aéreas. Ou seja, o acesso a descontos e passagens mais baratas vem do relacionamento que as duas empresas mantêm e não através de programas de milhas aéreas.
Neste caso, se você tiver se perguntando no tópico acima, como as agências dependem das consolidadoras em certos momentos, agora é a hora de saber o porquê.
Bom, uma consolidadora é uma empresa que atua como intermediária entre agências de viagens e fornecedores de serviços turísticos, como companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos.
Sabendo disso, sua principal função é consolidar diferentes produtos e tarifas em um único sistema. Por isso, as empresas que atuam nesse modelo de negócio conseguem acessar tarifas especiais e condições exclusivas, proporcionando vantagens competitivas para as agências de viagens.
Portanto, quando uma agência que opera por milhas não consegue adquirir passagens por falta de milhas aéreas, resta a ela recorrer a uma consolidadora. Dessa forma, a agência consegue manter o seu preço competitivo e a consolidadora lucra junto às suas parcerias.
Alguns exemplos de consolidadoras no setor de turismo, são:
- Pátria Consolidadora;
- Global Travel Assistance (GTA);
- RexturAdvance.
Conhecendo as duas atuações de OTAs, saiba abaixo porque vale a pena investir em uma.
Quais as vantagens de criar uma OTA?
Criar uma agência de viagens online (OTA) pode oferecer várias vantagens para empreendedores e empresas no setor de turismo. Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens desse negócio. Confira!
Visibilidade e Lucratividade
As OTAs têm potencial para gerar lucros significativos. Ou seja, comissões e taxas cobradas das propriedades por cada reserva podem se acumular rapidamente, especialmente se a OTA conseguir atrair um grande número de hotéis e viajantes para sua plataforma.
Desse modo, ao criar uma OTA, você pode construir uma plataforma que reúne uma ampla variedade de opções de hospedagem, voos, pacotes de viagem e outros serviços relacionados.
Além disso, essas empresas não trabalham apenas com comissões e parcerias, muitas emitem suas próprias passagens aéreas com milhas em nome dos clientes.
Em outras palavras, Isso permite que os viajantes encontrem e comparem facilmente diversas opções em um só lugar, o que pode aumentar a visibilidade das propriedades e serviços oferecidos.
Base de clientes global, personalização e segmentação
Com uma OTA, você pode alcançar viajantes de todo o mundo. Isso proporciona uma oportunidade de atrair uma base diversificada de clientes e expandir seu alcance além das fronteiras geográficas.
Além disso, tendo um negócio bem estruturado, é possível que você colete dados e informações que podem ser usados para personalizar suas ofertas e fornecer recomendações personalizadas com base nas preferências e histórico de viagens de cada cliente.
Esse tipo de ação contribui com a melhora da experiência do cliente e pode levar a reservas repetidas e fidelidade à sua plataforma.
Insights, automação e eficiência
Uma agência de viagens online (OTA) te dá acesso a dados valiosos sobre as preferências e comportamentos dos viajantes. Isso inclui informações sobre, por exemplo:
- Destinos populares;
- Tendências de reserva;
- Datas de viagem preferidas;
- Padrões de gastos;
- E muito mais.
Dessa forma, esses insights podem ser usados para tomar decisões estratégicas, ajustar suas ofertas e direcionar suas campanhas de marketing de forma mais eficaz.
Além disso, você pode aproveitar a automação e a tecnologia para tornar os processos de reserva mais eficientes. Em outras palavras, você pode incluir integrações com sistemas de gerenciamento para simplificar as operações e melhorar a experiência do cliente.
Isso inclui softwares de:
- Gerenciamento de propriedades (PMS);
- Pagamento online
- Análise de métricas e dados;
- Entre outras soluções tecnológicas.
Contudo, é muito importante destacar que a criação e operação de uma OTA envolvem desafios significativos, alguns deles incluem:
- Concorrência acirrada;
- Investimento em marketing e tecnologia;
- Negociação e acordos com fornecedores;
- Construção de uma reputação sólida.
No entanto, se você pretende investir em uma OTA e tem em vista conseguir superar esses desafios, as vantagens podem ser promissoras para o crescimento do seu negócio no setor turismo.
Como criar uma OTA?
Criar uma agência de viagens online (OTA) envolve vários passos importantes. Por isso, se você está pensando ou já está no processo de criação do seu próprio negócio, aqui vamos te mostrar algumas etapas fundamentais.
Confira:
Segmentação de clientes
O primeiro passo é definir bem o seu público-alvo e segmentar os clientes que você deseja atingir com a sua OTA. Pensando nisso, é fundamental que você cumpra um check-list com os dados abaixo:
- Principais interesses;
- Necessidades e preferências dos clientes;
- Identificar e adaptar sua oferta e serviços de acordo com suas demandas.
Além disso, é preciso criar estratégias de marketing e divulgação que promovam sua OTA e atraia o público-alvo. Sendo assim, a dica é utilizar técnicas de marketing digital, como:
- Otimização de mecanismos de busca (SEO);
- Marketing em mídias sociais;
- Campanhas de e-mail marketing;
- Publicidade online.
Com esses recursos é muito possível que você aumente a visibilidade da sua OTA, gerando tráfego qualificado para o seu negócio.
Um outro ponto fundamental para ser levado em consideração nesta etapa é a priorização da experiência do usuário. Ou seja, você precisa pensar em como será todas as interações com o seu público, por exemplo:
- Ofereça um suporte ao cliente eficiente;
- Forneça informações detalhadas e precisas sobre os serviços de viagem;
- Facilite o processo de reserva;
- Esteja disponível para responder qualquer dúvida ou problema.
Procurar fornecedores e consolidadores
Neste passo é fundamental que o seu foco seja em estabelecer parcerias com fornecedores de serviços de viagens, como hotéis, companhias aéreas, agências de aluguel de carros e operadoras de turismo.
Além de procurar por consolidadores, que são empresas que têm acordos com vários fornecedores e podem facilitar a obtenção de tarifas e disponibilidade de serviços.
Se você está pensando em abrir a sua agência online, é importante entender que a criação de uma OTA envolve planejamento cuidadoso e um investimento em bons fornecedores e consolidadores
Pensando nisso, o conselho que te damos é buscar aconselhamento especializado e estar atualizado sobre as regulamentações e legislações antes de dar início ao seu processo. Isso anula a possibilidade de qualquer imprevisto ou surpresas desagradáveis, além de contribuir com o sucesso e destaque do negócio no mercado.
Contratar um sistema antifraudes para suas vendas online
Para proteger sua agência online contra atividades fraudulentas, é importante que você implemente um sistema antifraudes. Esse tipo de ação, previne transações suspeitas e inibe qualquer risco tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes.
Por isso, é fundamental pensar em como será o desenvolvimento do seu site e quem serão os responsáveis por essa atividade. Nesse momento, contratar profissionais para criar um site atrativo e funcional ao mesmo tempo que seguro é indispensável.
Dessa forma, certifique-se de que o site possua um sistema de reservas online robusto, que permita aos clientes pesquisar, comparar e reservar serviços de viagem de forma fácil e, principalmente, segura.
Além de pensar nesses pontos, a integração com outros sistemas também merecem um cuidado especial. Isso porque se realizados de forma segura para a empresa e clientes, a integração pode garantir uma experiência do usuário ainda melhor e mais segura.
Como divulgar os serviços de uma OTA?
Existe uma maneira muito eficaz e cada vez mais popular de divulgar uma OTA, a publicidade. Nesse caso, é adotado por sites de metabusca, como Google Hotel Ads, Tripadvisor e Trivago.
Dessa forma, esses mecanismos de metabusca funcionam com base no custo por clique, permitindo que os hotéis promovam seus quartos com links para o mecanismo de reservas diretas e paguem uma taxa com base no número de cliques que recebem.
Portanto, podemos dizer que essa maneira de divulgar as OTAs oferece flexibilidade tanto para os hotéis quanto para os hóspedes. Isso porque, embora o aumento dos custos de distribuição possa ser frustrante para os hotéis, é importante reconhecer que também existem despesas associadas às reservas diretas.
Ou seja, para as agências e hotéis convencionais, em que o cliente paga um valor consideravelmente maior se comparado às OTAs, também é preciso investir em estratégias de marketing e distribuição.
Por isso, esse formato de divulgação é extremamente útil e fundamental para atrair clientes, impulsionar reservas e maximizar o retorno de investimento no setor hoteleiro.
Quais as diferenças entre as OTAs e a metabusca?
As OTAs (agências de viagens online) e as metabuscas são duas abordagens diferentes para a busca e reserva de serviços de viagem. Essas diferenças vão desde o seu funcionamento operacional até a experiência do usuário.
E, pensando em deixar você por dentro das principais diferenças entre elas, separamos alguns pontos abaixo. Veja:
Funcionamento
Como já dissemos neste conteúdo, as OTAs são plataformas online que permitem aos usuários pesquisar, comparar e reservar uma variedade de serviços de viagem, como passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes turísticos.
Elas atuam como intermediárias entre os viajantes e os fornecedores de serviços, oferecendo uma ampla gama de opções de diferentes fornecedores em um único local.
No caso da Metabusca, ela funciona como um motor de busca especializado que agrega informações de várias OTAs e outros sites de reservas para fornecer aos usuários uma visão geral dos preços e disponibilidade de serviços de viagem.
Desse modo, ao invés de fazer a reserva diretamente na metabusca, os usuários são redirecionados para o site da OTA ou provedor de serviços original para concluir a reserva.
Amplitude de serviços
As agências online oferecem uma ampla gama de serviços de viagem em um único local, desde voos e acomodações até aluguel de carros e atividades. Sendo assim, qualquer cliente pode encontrar e reservar todos os componentes de sua viagem em uma única plataforma.
Na Metabusca o cenário é um pouco diferente. Geralmente ela se concentra na busca e comparação de preços de passagens aéreas, embora algumas também possam incluir hotéis e outros serviços.
Ou seja, a metabusca não permite que seja realizada uma reserva direta, fornecendo aos usuários apenas uma visão geral dos preços e opções disponíveis em várias OTAs.
Modelo de negócios
Como explicamos em alguns tópicos acima, as OTAs lucram por meio de comissões cobradas dos fornecedores de serviços de viagem quando uma reserva é feita por meio da plataforma.
Essas comissões podem variar de acordo com o tipo de serviço e o acordo estabelecido entre a OTA e os fornecedores em questão. Além disso, as OTAs também lucram emitindo passagens aéreas com milhas, ou seja, essas agências emitem suas próprias passagens com milhas diretamente para o cliente.
No entanto, o grande objetivo das OTAs é vender um serviço diferenciado, uma experiência e não apenas uma viagem.
Já a Metabusca atua como modelo de publicidade e parcerias. Ou seja, ela recebe uma taxa por clique ou uma comissão quando os usuários são redirecionados para uma OTA e concluem a reserva.
Experiência do usuário
A experiência de reserva em uma OTA é completa, permitindo que os usuários façam a pesquisa, comparem opções, vejam avaliações e façam a reserva diretamente no site. Isso porque esse modelo de negócio oferece recursos como filtros de pesquisa, avaliações de usuários, opções de pagamento seguro e suporte ao cliente.
Com as metabuscas, os usuários possuem acesso a uma visão geral de preços e opções disponíveis, mas nesse caso, são entre várias OTAS. Sendo assim, ao escolher uma opção, esse cliente é redirecionado para o site da OTA ou provedor de serviços selecionado.
Portanto, podemos dizer que ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens, e, talvez, as metabuscas podem ser uma alternativa para os usuários buscarem as melhores opções de OTAs, por exemplo.
Conclusão
As agências de viagens online (OTAs) revolucionaram a forma como as pessoas planejam e reservam suas viagens. Isso porque com elas é possível segmentar clientes, estabelecer parcerias com fornecedores e fornecer um sistema antifraudes eficaz.
Além disso, as agências de viagens online oferecem uma experiência de viagem personalizada e segura aos seus clientes, desempenhando um papel importante no mercado de viagens online.
Por isso, se você quer empreender no setor de viagens ou entender o funcionamento das OTAs, é muito provável que este conteúdo tenha te ajudado. Esperamos ter fornecido uma visão abrangente sobre esse negócio.
Agora você está preparado para explorar o mundo das agências de viagens online e aproveitar todas as comodidades e benefícios que elas oferecem. Boas viagens!