(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

5 dicas para encontrar o serviço de consultoria ideal

Empreender demanda um conhecimento amplo e atualização constante sobre o mercado. No entanto, é uma tarefa difícil deter todas as informações e soluções necessárias para a sua empresa. Por isso, o serviço de consultoria faz toda diferença na hora de operar o seu negócio. Entenda mais sobre ele aqui!

O que é o serviço de consultoria e quais os modelos que existem?

Consultoria é um serviço especializado prestado por empresas ou profissionais especializados em determinado assunto com finalidade de diagnosticar problemas, dificuldades e apresentar soluções eficazes. O intuito é tornar aquele negócio mais competitivo no meio em que atua.

Para chegar ao resultado desejado, o contratado atuará para descobrir:

  • Erros estão minando os recursos da instituição;
  • A melhor forma de investir os recursos;
  • Ações para aumentar o lucro e reduzir despesas;
  • Medidas para o aumento da produtividade.

Sobretudo, vale ressaltar que estes especialistas atuam de acordo com a necessidade da empresa e dentro dos modelos de alguns existentes. Veja abaixo quais são:

Gestão

Neste modelo, o empresário que contratou o serviço de consultoria, precisa ser totalmente sincero quanto às dificuldades enfrentadas. Somente assim o consultor conseguirá identificar as possíveis causas do problema. Além disso, é necessário também um engajamento do gestor e da equipe para aplicar as soluções sugeridas.

Do mesmo modo, este modelo também é possível de ser aplicado à campanha e objetivos curtos. Por exemplo: uma empresa deseja otimizar processos para atingir objetivos com prazos pré-estabelecidos, porém não sabe como fazê-lo, um consultor trará a resposta. 

Financeira

Em primeiro lugar, o foco deste modelo é atuar no planejamento financeiro e estratégico. Uma vez que cada empresa tem suas particularidades, o consultor irá traçar metas e objetivos personalizados para cada negócio. Os principais objetivos são:

  • Redução de despesas;
  • Poupar recursos; 
  • Investir em locais que trarão resultados para a instituição.

Em suma, quando uma entidade tem ciência de dados relativos a finanças, a probabilidade de alcançar sucesso e crescimento no mercado aumenta significativamente. Assim, o trabalho do consultor financeiro é deixar tudo às claras.

Recursos humanos

Neste caso, o consultor atua para identificar o tipo de profissional que a sua empresa precisa e a quantidade necessária para o serviço que sua instituição presta. Dessa forma, será analisado quando contratar ou demitir e o custo-benefício de treinamentos para a equipe.

Além disso, a análise também poderá ser voltada para os tipos de ações que aumentarão o engajamento da sua equipe com a missão da empresa. Ter um quadro de funcionários enxuto, mas competente, reduz custos que poderão ser aplicados em outros projetos.

Marketing

Por fim, o consultor de Marketing é de suma importância quando se fala em posicionamento da marca no mercado. Uma vez que a sua empresa possui os setores acima bem definidos, financeiro e pessoal, o próximo passo é ter controle de sua imagem junto aos clientes.

Neste modelo, o consultor estudará o seu negócio a fim de construir uma estratégia de marca e posicionamento frente ao seu público. Assim sendo, ele descobrirá informações como:

  • A necessidade dos seus clientes;
  • O que eles gostariam que sua empresa fizesse por eles;
  • Qual o tipo de abordagem mais interessante;
  • Como manter um relacionamento próximo.
Um grupo de pessoas está sentada em uma mesa trabalhando. Na mesa possuem papéis com gráficos e dados e um computador, os funiconários estão discutindo o aumento do lucro na empresa em que trabalham graças à contratação de um serviço de consultoria

5 dicas para escolher um bom serviço de consultoria

1. Contrate um consultor que realmente entenda do seu negócio 

Uma vez que o objetivo do serviço é melhorar o seu negócio, não faz sentido contratar alguém não entende do que sua empresa precisa.

Assim sendo, faça uma pesquisa aprofundada e busque por profissionais que entendam o seu ramo de mercado e que tenham solução que sua instituição precisa. 

2. Busque opinião de quem já é cliente

Posteriormente, ao encontrar um possível consultor, realize uma busca de opinião. Ou seja, o que as pessoas estão falando a respeito da profissional ou empresa que você escolheu?

Essa etapa é importante para evitar cair em golpes ou contratar serviços que não trarão resultados. Com efeito, você evita contratações desnecessárias, despesas extras com um serviço mal prestado, perda de tempo e insatisfação.

3. Não acredite em soluções mágicas

Com toda a certa, consultores que aparecem com promessas impossíveis e soluções mágicas, não são confiáveis. Melhorar resultados de uma empresa não é tarefa simples, pois todo o processo demanda tempo, estratégias bem elaboradas e muito engajamento.

Por isso, esteja atento à proposta de trabalho oferecida. Nesse sentido, escolha profissionais que estudem os processos de forma minuciosa. Bem como que estejam por dentro do que será necessário para atingir suas metas.

4. Fuja de consultores que só têm elogios para sua empresa

Ainda que a sua empresa possua diversos pontos e processos positivos, não faz sentido contratar um consultor que não irá identificar problemas para serem resolvidos. 

Por isso, contrate profissionais sinceros que apontem o que está errado. Se os entraves não forem apontados, você nunca descobrirá o que precisa ser melhorado. Bem como o que está atrapalhando os seus clientes. 

5. Avalie o custo-benefício do serviço de consultoria

Por mais que o serviço de consultoria seja muito importante, é vital encontrar profissionais que ofereçam um preço justo por ele. Caso contrário, você estará cortando despesas de um lado, mas gastando excessivamente com consultores. Se o foco é melhorar resultados, analise bem o que encaixa no seu orçamento.

Você sabe o que a sua empresa precisa?

Em suma, o principal ponto que você deve ter em mente é saber o que a sua empresa precisa. Por exemplo: no caso de uma agência de turismo, você sabe como emitir passagens com milhas aéreas? Como encontrar fornecedores? Gerir estoque? Ou em quais clientes focar suas estratégias de vendas?

Caso você não saiba responder esses questionamentos, a sua agência precisa ser parceira de quem entende do assunto! O Busca Milhas conta com uma equipe especializada! Conheça nossa consultoria e veja com seu negócio pode crescer.

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Outros assuntos relacionados

    Empresa de Milhasagosto 18, 2022

    Veja em cinco etapas como criar uma estratégia de conteúdo para a sua operadora de milhas

    Ter uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua empresa de milhas é essencial. No entanto, criar uma pode ser um processo bem desafiador. Dessa…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjulho 22, 2022

    Veja seis razões para investir em técnicas de SEO em sua empresa de milhas aéreas

    Uma operadora de milhas aéreas que deseja ter bons resultados em suas estratégias de marketing, sem dúvida, precisa saber o que é SEO. Assim, entenda por…

    SAIBA MAIS >

    Empresa de Milhasjunho 30, 2022

    Empresa de milhas de sucesso: como divulgar a sua operadora de forma bem-sucedida?

    Divulgue a sua empresa de milhas de forma eficaz, a fim de expandir o seu negócio. Afinal, apenas por meio de estratégias de marketing é possível…

    SAIBA MAIS >

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!

      Fale com um especialista!

      Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre como podemos evoluir.