como_funciona_a_tabela_fixa_latam

Saiba como funciona a Tabela Fixa na LATAM

 A tabela fixa é um conceito essencial no mundo das milhas aéreas, isso porque ele pode oferecer aos milheiros uma forma estruturada e previsível de resgatar passagens com seus pontos acumulados.  

Em outras palavras, a tabela fixa trata-se de um mecanismo que estabelece valores fixos de milhas para determinadas combinações de regiões de origem e destino, independente da época do ano ou da disponibilidade de assentos, mas isso você entenderá melhor durante a leitura. 

Contudo, além dos seus benefícios, existem também suas regras. Elas costumam variar de acordo com cada companhia aérea ou programa de fidelidade e é sobre isso que vamos conversar neste conteúdo. 

Confira: 

  1. O que é tabela fixa? 
  2. Qual a função da tabela fixa? 
  3. Quais empresas possuem tabela fixa? 
  4. Quais os cuidados ao resgatar passagens aéreas pela tabela fixa? 

Vamos mergulhar nesse universo fascinante das milhas aéreas e desvendar os segredos por trás das tabelas fixas? 

O que é tabela fixa? 

A tabela fixa é uma forma de resgate de passagens que estabelece um valor fixo de milhas necessárias para resgatar um bilhete em uma determinada região, mas vamos te explicar isso com mais detalhes logo à frente. 

Sendo assim, diferentemente de outras modalidades de resgate, onde o número de milhas pode variar de acordo com a disponibilidade de assentos e a demanda, a tabela fixa oferece um valor constante independentemente desses fatores.

Ao utilizar uma tabela fixa, por exemplo, o viajante sabe antecipadamente quantas milhas serão necessárias para resgatar uma passagem, independentemente da época do ano, da ocupação do voo ou do valor comercial do bilhete. 

Isso porque, essa transparência é uma vantagem para os usuários que desejam planejar suas viagens com antecedência e ter uma noção clara de quantas milhas precisam acumular para atingir seus objetivos de resgate.

Além disso, a tabela fixa é estabelecida por companhias aéreas específicas em seus programas de fidelidade, como acontece na LATAM ou na TAP. Dessa forma, cada programa possui suas próprias tabelas fixas, com valores diferenciados de milhas para cada região ou destino.

Portanto, ao utilizar esse método para resgatar uma passagem, o viajante precisa verificar a disponibilidade de assentos nas datas desejadas, uma vez que a tabela fixa não garante a disponibilidade em todos os voos. 

Sendo assim, é muito importante que o usuário observe as possíveis restrições das tabelas fixas quanto às classes de serviço ou aos parceiros aéreos que podem ser utilizados para o resgate.

Agora que você já entendeu o que é a tabela fixa, para tirar todas as dúvidas sobre como ela funciona, confira o próximo tópico e fique por dentro de tudo sobre esse método. 

Quais as vantagens da tabela fixa para os milheiros? 

A tabela fixa pode contribuir de diversas maneiras para a rotina dos milheiros, seja para as próprias viagens quanto para a venda de passagens aéreas. 

Pensando nisso, vamos te mostrar as principais vantagens desse método. Confira: 

Planejamento para futuros resgates

Com a tabela fixa, os milheiros têm mais flexibilidade para escolher as datas de suas viagens. Uma vez que o valor das milhas é constante, não há surpresas desagradáveis ​​em termos de variações de custos durante diferentes períodos do ano. 

Sendo assim, os usuários podem planejar antecipadamente suas viagens ou a escolha de outros benefícios disponíveis no programa de fidelidade da Latam. 

Entretanto, é necessário ficar atento a essa informação. Isso porque, embora a tabela fixa seja bem transparente, ela pode limitar a flexibilidade dos usuários em escolher datas e voos, uma vez que o acesso a passagens pela tabela fixa é de acordo com a disponibilidade. 

Transparência e estabilidade de valores 

Outra possibilidade com a tabela fixa é a transparência e clareza com os usuários sobre a quantidade de milhas necessárias para resgatar um prêmio específico. Ou seja, o processo de resgate pode se tornar mais simples e fácil de entender, evitando qualquer desconforto no momento de usar as milhas para esse fim. 

Além disso, com esse método de adquirir passagens aéreas, os usuários não precisam se preocupar com flutuações nos valores de resgate. Isso porque, independentemente de mudanças no mercado ou nas políticas do programa de fidelidade, a quantidade de milhas necessárias para resgatar um prêmio permanece constante. 

Preços de passagens aéreas mais acessíveis 

As passagens emitidas por tabela fixa são conhecidas por oferecer preços muito mais vantajosos em comparação com os preços normais. Esse tipo de tabela permite que as empresas aéreas ofereçam tarifas fixas para determinados destinos e rotas.

Desse modo, existem algumas razões pelas quais os preços das passagens emitidas por tabela fixa são mais vantajosos, olha só: 

  1. As tarifas são planejadas com antecedência, muitas vezes com base em projeções de demanda e capacidade de transporte. Ou seja, as empresas ajustam os preços de acordo com a oferta e demanda esperadas, oferecendo tarifas mais baixas para atrair passageiros.
  2. Existe a possibilidade de antecipar a demanda e a receita. Em outras palavras, com a venda antecipada de passagens, as empresas podem garantir uma base sólida de ocupação, mesmo antes da data de partida. Isso proporciona uma previsibilidade financeira maior e reduz o risco de voos vazios.

Por isso, se você é milheiro profissional e souber aproveitar, terá muitas oportunidades de lucrar com as passagens emitidas por tabela fixa. 

Contudo, é fundamental reforçar que nem todas as passagens são emitidas por tabela fixa. Isso porque, as companhias aéreas dependem de inúmeros fatores como época do ano, classe escolhida e outras nuances que vamos te explicar mais adiante.

Como funciona a tabela fixa na LATAM 

Essa companhia aérea possui o programa de fidelidade Latam Pass, que conta com o sistema de tabela fixa para resgatar passagens aéreas. Dessa forma, a empresa estabelece um valor fixo de milhas para cada região, independentemente da disponibilidade de assentos. 

Ou seja, os milheiros podem resgatar passagens utilizando uma quantidade predefinida de milhas, facilitando o planejamento das viagens e proporcionando maior transparência no processo de resgate. 

Além disso, a LATAM possui parcerias com diversas companhias aéreas, mas isso vamos te contar logo depois de explicar como é emitida as passagens com tabela fixa pela Latam. Observe: 

Tabelas fixas disponíveis na LATAM 

A Latam apresenta quatro tabelas fixas que abrangem diferentes combinações de regiões de origem e destino para voos operados tanto por ela quanto por companhias aéreas parceiras.

Dessa forma, essas tabelas estão segmentadas de acordo com cada classe. Abaixo, podemos te explicar melhor:

Econômica 

Neste caso, a tabela estabelece valores fixos de milhas para voos em classe econômica, levando em consideração as regiões de partida e chegada.

tabela fixa latam - economica

confira a tabela completa aqui.

Premium econômica 

Aqui, a tabela é definida por valores específicos de milhas para voos em classe premium econômica, considerando as combinações de regiões de origem e destino.

tabela fixa latam - premium econômica

Executiva 

Essa tabela apresenta os valores fixos de milhas para voos em classe executiva, levando em conta as regiões de partida e chegada dos voos.

Tabela fixa Latam - executiva

Primeira classe 

Por fim, essa tabela estipula os valores fixos de milhas para voos em primeira classe, considerando as diversas combinações de regiões de origem e destino.

tabela fixa latam - primeira classe

É muito importante dizer que as tabelas acima estão sujeitas a alterações, por isso, recomendamos que você consulte o site oficial do programa de fidelidade LATAM Pass no momento das suas transações para obter resultados exatos. 

Parceiros LATAM 

Voltando aos parceiros da Latam, diversas companhias aéreas possuem parcerias com o programa de fidelidade da empresa. Sendo assim, vamos te contar a seguir algumas companhias atuais, veja: 

  1. American Airlines
  2. Iberia
  3. Qatar Airways
  4. Japan Airlines
  5. Air Canada
  6. Lufthansa
  7. Emirates
  8. Entre outras. 

Como dissemos acima, essas são apenas algumas das muitas parcerias que a LATAM possui nesta modalidade de tabela fixa. Desse modo, vale ressaltar que essas parcerias são voláteis e, por isso, você deve consultar o site oficial no momento de suas transações. 

Como encontrar passagens aéreas por tabela fixa na LATAM? 

Bom, se você chegou até aqui provavelmente encontrou as tabelas de referência para resgate de cada classe da companhia aérea Latam. Desse modo, agora vamos te explicar como é possível encontrar essas disponibilidades e como funciona para resgatá-las. 

Sendo assim, como já dissemos neste conteúdo, é possível utilizar pontos do programa de fidelidade Latam Pass para emitir passagens aéreas por tabela fixa em companhias parceiras. A Qatar Airways e a Delta Airlines, por exemplo. 

Por isso, fique atento aos próximos tópicos que vamos te explicar como isso é possível. Confira: 

Emissão de passagens aéreas na American Airlines

Bom, para você entender melhor sobre como esse processo funciona, vamos dividi-lo em etapas. Desse modo, a primeira delas é, justamente, verificar a disponibilidade de voos da Qatar, utilizando o buscador no site oficial da Latam. 

Isso porque, a Qatar possui uma tabela fixa com o programa de fidelidade Latam Pass, ou seja, o número de milhas para o resgate de um voo da Qatar é pré-determinado. Sendo assim, basta o milheiro verificar a disponibilidade dos voos para o trecho desejado. Mas calma, vamos te contar mostrar como se faz.

Passo a passo: 

  1. Entre no site oficial da Latam Pass;
  2. Clique em viagens > Usar pontos para voar; 
  3. Role a página até chegar na opção desejada: Resgate seus pontos Latam Pass para viajar por toda a malha das companhias aéreas parceiras.
  4. Role a página novamente até chegar em: Conheça a pontuação necessária, de acordo com a cabine que você quiser viajar, para resgatar suas passagens em cada região. Aqui você saberá a tabela fixa de acordo com cada classe. 

Aqui, é o momento de pesquisar a disponibilidade de passagens por tabela fixa no trecho desejado. Mas, vale ressaltar que nem todos os voos da Latam ou companhias aéreas parceiras estarão disponíveis por tabela fixa. 

  1. Acesse o site da American Airlines e veja a disponibilidade dos voos que você encontrou pelo site da Latam. Nesse momento existem duas possibilidades: encontrar o mesmo voo e ele estar disponível para emissão por tabela fixa ou não encontrar o mesmo voo e, portanto, não estar disponível para emissão por tabela fixa. 

No caso de não encontrar voos para a data desejada, existe a possibilidade de acessar o calendário e verificar os voos disponíveis através da tabela fixa. Dessa forma, ao encontrar o seu voo por ela é preciso entrar em contato com a Latam e realizar a emissão pelo atendimento. 

Isso mesmo, é necessário que você entre em contato com o call center da companhia aérea por telefone ou WhatsApp. Nesse momento, o passageiro precisa fornecer todas as informações relevantes para essa transação, como: 

  1. Data de ida;
  2. Destino desejado;
  3. Número do vôo de preferência;
  4. Número de identificação do programa de fidelidade;
  5. Entre outros. 

Após fornecer esses dados é o momento de finalizar a emissão da passagem, sendo assim, não se esqueça de anotar o localizador de reserva, só com ele você poderá acompanhar o status da sua reserva. 

Emissão de passagens aéreas na Delta Airlines 

Na emissão de passagens aéreas pela Delta, existe uma semelhança com a parceria anterior. Aqui, o milheiro também precisa realizar a emissão de passagem através do call center da Latam. 

Dessa forma, o milheiro precisa conferir na tabela fixa qual é o número de pontos necessários para resgatar o voo desejado, isso porque, esse valor varia de acordo com a região e serviço escolhido. Vamos ver como funciona?

Passo a passo:

  1. Entrar no site oficial da Latam Pass, 
  2. Viagens > Usar pontos para voar 
  3. Role a página até chegar na opção desejada, que no é “resgate seus pontos Latam Pass para viajar por toda a malha das companhias aéreas parceiras”
  4. Role a página novamente até chegar em “conheça a pontuação necessária, de acordo com a cabine que você quiser viajar, para resgatar suas passagens em cada região > ou seja, aqui você saberá a tabela fixa de acordo com cada classe 

Após esse processo, é o momento de pesquisar a disponibilidade de passagem aéreas por tabela fixa no trecho desejado. Aqui, vale ressaltar que nem todos os voos da Latam ou companhias aéreas parceiras estarão disponíveis com emissão por tabela fixa. 

  1. Acesse o flying blue da Air France ou KLM e realize o cadastro na plataforma;
  2.  Após esse passo, clique na opção “reservar com milhas” e entre na conta que criou  no primeiro passo;
  3. Agora você está pronto para buscar o voo desejado, com a data e a classe de escolha;

No caso de não encontrar voos para a data desejada, existe a possibilidade de você acessar o calendário e verificar os voos disponíveis para emissão através da tabela fixa. 

Dessa forma, ao encontrar o seu voo por tabela fixa é preciso entrar em contato com a Latam e realizar a emissão pelo atendimento da Delta, assim como ensinamos no exemplo anterior. 

Quais os cuidados ao resgatar passagens aéreas pela tabela fixa?

Bom, ao resgatar passagens aéreas pela tabela fixa, os usuários devem ter alguns cuidados e estarem atentos em alguns pontos, independente da companhia ou programa de fidelidade escolhido. 

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que as informações abaixo podem sofrer alterações de acordo com cada empresa e método utilizado no sistema de tabela fixa. Entretanto, mesmo que variem um pouco, as regras costumam ser bem parecidas. 

Dito isto, fique de olho nas observações abaixo para conseguir aproveitar boas oportunidades de resgatarem passagens por tabela fixa. Observe: 

Disponibilidade de passagens 

Ao utilizar a tabela fixa, é muito importante que você  verifique a disponibilidade de assentos para a rota desejada. Isso porque, embora ela estabeleça valores fixos de milhas para cada região, a disponibilidade de assentos pode variar de acordo com alguns fatores, como: 

  1. Demanda de passagens e assentos;
  2. Política de cada companhia aérea;
  3. Entre outros fatores. 

Pensando nisso, o recomendado é que o passageiro faça a reserva com antecedência, especialmente em períodos de alta temporada ou durante datas populares de viagem, mas vamos aprofundar nisso logo em seguida. 

Portanto, se o usuário utilizar essa dica, pode ser que ele aumente suas chances de conquistar sua passagem aérea com a tabela fixa.  

Datas e temporadas escolhidas  

Como dito anteriormente, é muito importante que você se adiante para adquirir a passagem aérea por tabela fixa, isso porque, dependendo da temporada que pretende viajar pode ter um impacto na disponibilidade e nos valores das passagens utilizando esse sistema. 

Nos períodos de alta temporada, feriados ou eventos especiais, a demanda por voos é muito maior, por isso, pode resultar em uma menor disponibilidade de assentos. 

Além disso, as companhias aéreas podem ajustar os valores das passagens durante esses períodos, portanto, é importante que os milheiros estejam cientes das variações de milhas necessárias para o resgate durante diferentes épocas do ano.

Trechos e conexões 

Além das observações acima, é muito importante compreender quais são os trechos cobertos pela tabela fixa do seu programa de fidelidade. Essa prática é necessária para evitar surpresas desagradáveis ao resgatar as passagens aéreas.

Dessa forma, as tabelas fixas geralmente estabelecem regiões de origem e destino que são interligadas, como já citamos quando especificamos as tabelas da Latam pass e da TAP Miles&Go. 

Portanto, saiba que é necessário verificar se os trechos que você deseja percorrer estão incluídos no sistema de tabela fixa das companhias, além de verificar, ao planejar sua viagem, se todos os voos se enquadram nas regiões abrangidas pela tabela fixa. 

Tabela fixa no Busca Milhas

O sistema START do Busca Milhas em breve trará uma nova funcionalidade para os usuários: um alerta de trechos de tabela fixa

Ou seja, ao pesquisar um determinado trecho na plataforma, o sistema será capaz de identificar se a passagem está elegível para emissão por meio da tabela fixa, informando imediatamente ao milheiro sobre essa opção. 

Dessa forma, essa nova ferramenta visa proporcionar uma experiência ainda mais eficiente e prática aos usuários, permitindo que eles aproveitem ao máximo todos os benefícios das tarifas fixas.

Conclusão

No conteúdo de hoje foi possível perceber que a tabela fixa desempenha um papel fundamental no universo das milhas aéreas, proporcionando uma estrutura clara e previsível para o resgate de passagens com pontos acumulados.

Em outras palavras, por meio dessa abordagem, as companhias aéreas estabelecem valores fixos de milhas para diferentes combinações de regiões, oferecendo aos milheiros uma referência consistente na utilização de seus pontos.

Sendo assim, a tabela fixa pode trazer diversos benefícios significativos, como por exemplo: 

  1.  A possibilidade de planejar viagens com antecedência, sabendo exatamente quantas milhas serão necessárias para resgatar uma passagem;
  2. As tabelas fixas permitem explorar uma variedade de destinos e aproveitar diferentes classes de serviço, adaptando-se às preferências individuais.
  3. Entre outras observações positivas. 

Contudo, os benefícios não são exclusividade dos viajantes. Isso porque, as companhias aéreas também ganham com essa metodologia, sabe porque? 

  1. Oferecem uma estrutura transparente dentro de suas políticas de fidelidade;
  2. Incentivam a fidelização dos cliente;
  3. Aumentam a previsibilidade das operações;
  4. E muito mais… 

Por outro lado, é importante que os milheiros estejam atentos à disponibilidade de assentos, às rotas abrangidas pela tabela fixa e à temporada escolhida para a viagem. Isso porque, com esses cuidados, ele pode garantir uma experiência de resgate tranquila e evitar possíveis frustrações.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Buscamilhas
Olá!
Como podemos ajudá-lo?