Você sabia que as milhas não são exclusividade de quem vive viajando? Na verdade, qualquer pessoa pode entrar neste universo, basta que ela saiba utilizar as estratégias corretas e de maneira eficiente.

Muitos acumulam pontos no cartão de crédito sem saber o que fazer com eles. Esses pontos, quando transferidos corretamente para programas de milhas, podem se transformar em passagens aéreas com excelente custo-benefício, serviços de alto valor agregado ou até mesmo lucro direto para quem trabalha com viagens.

Entretanto, não precisa se assustar. O processo é mais simples do que parece e, com o mínimo de organização e estratégia, você pode começar a usar suas milhas a seu favor, ou até ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo e ganhar com isso.

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre como trocar pontos por milhas para que você possa transformar seus pontos em uma poderosa ferramenta de vendas e fidelização.

Boa leitura!

Qual a diferença entre pontos e milhas?

E se eu te dissesse que muitas pessoas acreditam que pontos e milhas são a mesma coisa, mas que apesar da semelhança no uso, essas duas recompensas funcionam de maneira distintas? Logo abaixo, você vai entender sobre cada uma delas. Confira!

O que são milhas aéreas?

Milhas são recompensas oferecidas pelas companhias aéreas como forma de fidelização. Cada vez que você realiza um voo com determinada empresa, acumula milhas em seu nome, desde que esteja inscrito no programa de fidelidade da companhia. 

O objetivo é incentivar o passageiro a voar sempre com a mesma empresa, oferecendo vantagens como passagens com desconto ou upgrades de categoria.

E os pontos, o que são?

Já os pontos são gerados, geralmente, através do uso do cartão de crédito. A cada compra realizada, você acumula uma quantidade de pontos proporcional ao valor gasto. 

Esses pontos ficam vinculados ao CPF do titular e podem ser transferidos para programas de milhas ou trocados por produtos, serviços e até cashback. 

A conversão costuma ser baseada na cotação do dólar no fechamento da fatura, o que influencia diretamente na quantidade acumulada.

O que pontos e milhas têm a ver com o dia a dia do agente de viagens?

Hoje em dia, entender como funcionam os pontos do cartão e como trocar pontos por milhas pode fazer toda a diferença para quem deseja trabalhar com turismo. 

Isso porque acumular milhas deixou de ser algo exclusivo de quem viaja com frequência, agora, é possível gerar milhas através do cartão de crédito, e isso abriu um novo universo de possibilidades para quem atua no mercado.

Quando esses pontos são transferidos para os programas das companhias aéreas, eles viram milhas. 

E, com milhas em mãos, o agente de viagens pode emitir passagens com preços melhores, criar roteiros mais atrativos e até conseguir lugares em voos concorridos que, muitas vezes, não estão disponíveis nas tarifas tradicionais.

Esse tipo de estratégia ajuda a otimizar custos, aumentar a margem de lucro e criar soluções mais flexíveis para diferentes perfis de viagem. 

Além disso, abre portas para quem deseja ir além do mercado tradicional e atuar também na emissão de passagens com milhas, um caminho cada vez mais comum e lucrativo no mercado.

Portanto, entender a lógica dos pontos e das milhas é mais do que um diferencial, é uma vantagem real para o agente que quer crescer, diversificar e lucrar mais no turismo.

Mas, não basta entender o que são pontos e milhas, o verdadeiro diferencial está em saber como fazer essa conversão da forma certa. 

Afinal, é nesse momento que muitos iniciantes cometem erros simples que podem custar dinheiro, milhas ou até oportunidades de lucro. 

A boa notícia é que esse processo, quando bem executado, pode se tornar parte da sua rotina como agente de viagens, ajudando você a reduzir custos, emitir passagens com muito mais eficiência e oferecer um serviço premium para seus clientes. 

Como trocar pontos por milhas?

Agora que você já entendeu o que são pontos, o que são milhas, e como isso pode impactar diretamente o seu trabalho como agente de viagens, é hora de colocar a mão na massa.

Trocar pontos por milhas não é um processo complicado, mas exige atenção aos detalhes para que tudo aconteça de forma segura, vantajosa e sem desperdício. Isso vale tanto para você usar as milhas para você, quanto para emissões dos seus clientes.

Veja abaixo o passo a passo para trocar pontos por milhas, que vai te guiar do início ao fim dessa operação:

Verificar onde os pontos estão acumulados

O primeiro passo é identificar o programa de fidelidade vinculado ao cartão de crédito, é nele que os pontos estão armazenados.

Entre os mais conhecidos no Brasil, temos:

Consulte o saldo de pontos e a validade

Com o programa identificado, acesse a conta e verifique:

Dica de ouro: nunca deixe pontos expirarem. Muitas pessoas perdem oportunidades por não acompanhar os prazos, e isso pode significar prejuízo.

Escolha o programa de milhas parceiro

Depois de checar o saldo, é hora de decidir para qual programa de milhas os pontos serão transferidos. As principais opções no Brasil são:

Cada programa tem particularidades: uns oferecem mais vantagens em voos nacionais, outros em internacionais; uns são melhores para emissão, outros para revenda. 

Como agente, seu papel é entender qual faz mais sentido de acordo com o perfil da viagem ou da estratégia que você quer adotar.

Verifique se há campanhas de bônus ativas

Esse é um dos pontos mais estratégicos do processo: esperar o momento certo para transferir. Programas de milhas frequentemente lançam campanhas de bônus de transferência que podem variar entre 30%, 60% e até 100%.

Participar dessas campanhas significa receber muito mais milhas pelo mesmo volume de pontos.

Acompanhar essas campanhas, e saber quando usá-las, pode multiplicar seus resultados e gerar margens maiores nas emissões ou na revenda.

Faça a transferência e acompanhe a confirmação

Depois de tudo conferido, basta informar a quantidade de pontos que será transferida, preencher os dados do programa de milhas escolhido e confirmar a operação.

O prazo para o crédito das milhas pode variar dependendo do programa e da campanha. Fique atento a esse prazo, principalmente se tiver uma emissão urgente.

Use ou monetize suas milhas com inteligência

Com as milhas já disponíveis, você pode:

O que fazer com as milhas acumuladas? 

Acumular milhas é só o começo. A verdadeira virada de chave acontece quando você aprende como usar essas milhas de forma estratégica para emitir passagens aéreas, seja para seu próprio uso ou, principalmente, para vender para os seus clientes com mais margem e flexibilidade.

Essa é uma das formas mais inteligentes e lucrativas de atuar no mercado de turismo hoje. E acredite: não é preciso ser uma grande agência para começar. 

Com organização, planejamento e acesso às ferramentas certas, você pode transformar cada milha acumulada em um negócio rentável e sustentável.

Como emitir passagens com milhas?

Quando você transfere pontos do cartão para um programa como Smiles, TudoAzul ou LATAM Pass, essas milhas passam a funcionar como uma moeda de troca dentro da plataforma da companhia aérea. 

Com elas, é possível emitir bilhetes, em diversos trechos e datas, até mesmo em voos internacionais ou em alta temporada.

Vale lembrar que uma passagem emitida com milhas custa muito menos do que o valor em reais nos sistemas tradicionais. Isso permite que você:

Vantagens

Como o Busca Milhas Agente pode te auxiliar?

Como o Busca Milhas pode te auxiliar a lucrar mais?

Agora que você já entendeu como transformar pontos em milhas e milhas em oportunidades de lucro, chegou a hora de conhecer a ferramenta que vai turbinar o seu trabalho e facilitar, de verdade, o seu dia a dia como agente de viagens: o Busca Milhas Agente.

Ele é uma plataforma criada especialmente para profissionais como você, que querem vender passagens com milhas de forma mais rápida, inteligente e lucrativa, mesmo sem estrutura de uma grande agência.

Veja como o plano Busca Milhas Agente pode te ajudar:

Cotações em menos de 1 minuto

Ganhe tempo com uma plataforma que faz buscas simultâneas em todas as companhias nacionais, principais companhias internacionais e programas de fidelidade. Tudo em um só lugar, com resultados organizados e prontos para enviar ao cliente.

Inteligência + Personalização

Com o Busca Milhas Agente, você pode configurar o valor das milhas, ajustar a comissão sobre cada emissão e personalizar os orçamentos com a identidade visual da sua empresa, fortalecendo sua marca a cada atendimento.

Mais profissionalismo e agilidade

Em poucos cliques, você gera orçamentos em PDF, envia para o cliente e já parte para a emissão. Essa agilidade não só otimiza sua rotina, como aumenta a chance de fechar a venda antes da concorrência.

Datas flexíveis

A função de datas flexíveis permite comparar valores em dias próximos, revelando tarifas escondidas e abrindo novas possibilidades de venda com maior margem.

Integração com consolidadoras

Tenha acesso às principais consolidadoras do mercado, ampliando ainda mais seu poder de negociação e sua gama de opções.

Portanto, se você deseja começar a escalar o seu negócio, você pode testar a plataforma por 3 dias e, se curtir, entre em contato conosco para saber mais!

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo! Se você chegou até aqui, já deu um grande passo rumo a um novo nível no uso estratégico de pontos e milhas. 

Agora você entende como trocar pontos por milhas e, mais do que isso, sabe como utilizar essas milhas para emitir passagens com economia, flexibilidade e margem de lucro.

Com organização, boas práticas e ferramentas como o Busca Milhas Agente, você está pronto para sair na frente, oferecendo um serviço mais ágil, personalizado e competitivo no mercado de turismo.

E se você curtiu esse conteúdo, não pare por aqui! Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos que vão te ajudar a dominar o universo das milhas, vender mais e viajar melhor

Até a próxima!