Um avião está com a porta aberta esperando o momento de embarcação. Os voos estão ficando mais caros devido o aumento do custo do combustível de aviação

Custo do combustível de aviação: Será que muda o preço das passagens aéreas?

Entenda por que o custo do combustível de aviação é um importante fator no aumento das passagens aéreas e na inflação de milhas

Você já parou para pensar em como o custo do combustível de aviação interfere no valor das passagens ou na comercialização de milhas aéreas? Continue a leitura para saber como a sua empresa pode se preparar para esse aumento. 

Em primeiro lugar, a preocupação das empresas aéreas vai muito além da pandemia. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o preço do querosene de aviação aumentou drasticamente em 2020.  

Por isso, neste artigo iremos falar sobre o custo do combustível de aviação e como ele impacta no preço das passagens aéreas. Além disso, vamos mostrar o impacto que essas ações têm sobre as milhas. 

Custo alto do combustível de aviação no Brasil

As companhias aéreas possuem diversas despesas que, por causa dos impostos e da variação do dólar, são caras. O aluguel de aeronaves, a compra de peças para manutenção e o combustível são os fatores mais influenciadores.

De acordo com o Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o problema começa na formação dos preços do combustível de aviação. Isso porque ela surgiu de uma estrutura de refino monopolizada. 

Ainda que possua altas taxas, o Brasil é um dos primeiros no ranking de recuperação no serviço de aviação durante a pandemia. Um dos fatores que auxilia essa melhora é a alta demanda por voos domésticos, sendo quase todos voltados para turismo. 

Nesse sentido, os voos nacionais são os mais taxados em relação ao combustível, segundo a Abear. As viagens a negócio e as internacionais dependem da disseminação da vacina e do fim das restrições nas fronteiras para começar a se recuperar.

Um avião está no céu voando durante o por do sol. Os tripulantes estão com dificuldade em viajar devido ao aumento do custo do combustível de aviação

O impacto do preço do combustível aéreo nos preços das passagens

De acordo com os dados da Abear, em 2020 o custo do combustível de aviação teve alta de 40%. Tal valor se encontra bem acima da inflação do período, que não passava de 4%. Analogamente, para os viajantes, essa mudança é sentida nos preços das passagens aéreas.

Por outro lado, no mercado internacional, o combustível de aviação corresponde de 18% a 22% do valor da passagem. Porém, aqui no Brasil, esse índice chega a 38%, principalmente por conta dos impostos e da paridade de preços com o mercado internacional. 

Em 2020, o dólar teve um aumento de 25,76%, essa alta impactou fortemente o setor aéreo e, principalmente, o custo do combustível de aviação. Consequentemente, as passagens e o mercado de milhas sofreram algumas alterações. 

Inflação das milhas

A disparada do dólar e o preço recorde do querosene de avião são fatores que impactaram fortemente o custo de operação das companhias aéreas. 

Esse aumento de despesas vai sendo repassado para os programas de fidelidade, chegando ao preço das passagens em milhas.

Semelhantemente, no universo das milhas aéreas os programas de fidelidade são como os bancos responsáveis pela emissão da moeda. Sendo que estas são as próprias milhas. Porém, essa liberação não possui um regulamento fixo. 

Como os programas de fidelidade atuam?

Essa falta de “regras” dá ao programa de fidelidade o poder de emitir milhas conforme a sua própria vontade.

Isso ocorre por meio dos clubes de venda das milhas, bônus nas transferências de pontos a partir dos cartões de crédito, aumento nas promoções de acúmulo através de parceiros, entre outros meios.

Se os programas de fidelidade oferecem mais milhas e não aumentam as ofertas de resgate, as emissões podem subir de valor. Já que, mais milhas no mercado, gera inflação.

Precificação das milhas e a influência do custo do combustível de aviação

A inflação de custos ocorre quando os suprimentos necessários para a produção de bens e serviços ficam mais caros. Como consequência, os custos de produção são repassados ao consumidor final.

De maneira geral, o preço de uma passagem é composta pelo valor do querosene, cotação do dólar americano e outros custos da cia aérea.

Para manter a salubridade financeira, as cias aéreas repassam o aumento para o preço das passagens comuns e por milhas.

Os programas de fidelidade têm emitido cada vez mais pontos e milhas, que entraram em circulação de forma abundante no mercado e geram inflação.

O motivo disso é que a venda dessas milhas tem sido muito lucrativa, especialmente se levarmos em conta que muitas pessoas deixam os seus pontos e milhas expirarem.

Brasileiros perderam mais de 40 bilhões de milhas, um número certamente grande. Se a maioria da população soubesse o quanto valem os seus pontos acumulados, jamais teriam deixado elas vencerem.

O custo do combustível de aviação influencia, e muito, nos preços das passagens aéreas. Consequentemente, o mercado de milhas sofre algumas mudanças. Isso pode ser uma excelente oportunidade para seu negócio.

O Busca Milhas possui ferramentas e estratégias eficazes para te ajudar a atrair várias milhas para o seu estoque. Nós somos capazes de ensinar a sua empresa a evoluir e alcançar seus objetivos. Conte com a nossa consultoria!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Buscamilhas
Olá!
Como podemos ajudá-lo?