O metaverso, que divide opiniões entre ser só mais um modismo ou uma realidade, está em ascensão. Assim, é tido por muitos como a grande promessa do futuro do turismo e de muitos outros setores do mercado. Afinal, oferece experiências imersivas ao usuário.
Entenda o que é o metaverso
Antes de conhecer o seu boom no turismo, é preciso entender o seu conceito. Dessa forma, ele é um mundo virtual onde as pessoas podem interagir entre si por meio de ativos digitais. Neste universo, portanto, é possível:
- Adquirir terrenos digitais;
- Firmar um contrato inteligente;
- Conviver nesse novo mundo por meio de óculos de Realidade Virtual.
Um exemplo popular há alguns anos no Brasil foi o jogo Pokémon GO. Assim, graças a Realidade Aumentada, o usuário podia ir a espaços físicos e encontrar ativos digitais (os pokémons), a fim de colecioná-los.
Como o metaverso pode impactar o turismo?
Neste mundo virtual, o cliente pode entrar em uma agência de turismo, comprar a sua viagem dos sonhos e ter as melhores experiências. O agente de turismo, por exemplo, pode inventar lugares como:
- SPAs;
- Eventos;
- Restaurantes;
- Hotéis.
Está ao seu alcance criar algo que até mesmo nem existe no mundo real. Dessa forma, pode atrair mais clientes e obter bons lucros com isso.
Saiba como o metaverso se aplica no turismo
No turismo, esse mundo virtual abre chances para diferentes opções. Afinal, é possível criar uma viagem até mesmo para Marte. Aliás, escalar o Monte Everest não é mais impossível dentro do metaverso.
Museus
Novos espaços culturais podem ser criados ou ainda recriados. De fato, já existe um museu de NFTs da Pixrl, onde se vendem esses ativos e compete até mesmo com o famoso Louvre.
Acessibilidade
Entrar no metaverso não exige ter os aparelhos com as tecnologias mais recentes do mercado. Dessa forma, é possível acessar do próprio smartphone ou notebook.
Turismo médico
Pacientes que saem de casa atrás de cirurgias plásticas e tratamentos de saúde já são uma realidade. De acordo com a MTA, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking do turismo médico, perdendo apenas para a Índia.
Hospedagem especializada
Graças ao turismo médico, os hotéis têm ganhado mais hóspedes. Mas, esse tipo de cliente exige mais cuidados. Por isso, é preciso investir em menus de refeições únicos e fazer adaptações nos quartos para que o paciente se recupere com conforto.
As vantagens das tecnologias do metaverso no turismo
O maior benefício, sem dúvida, é a chance de oferecer aos clientes experiências mais naturais entre pessoas que estão fisicamente longe. Assim, por meio de seus avatares, podem fazer ações que fariam no mundo real, como:
- Fazer reuniões de trabalho;
- Passear no shopping;
- Assistir filmes;
- Interagir com os amigos.
Com isso, quebra-se a barreira entre o universo físico e digital. Dessa forma, acredita-se que o metaverso será essencial para as empresas. Pois será uma maneira de gerar novas histórias, com mais emoção e interação.
Isso, de fato, abre portas para oportunidades antes inalcançáveis. Além disso, oferece novos meios de convivência social e até mesmo, novas ideias.
Tem uma empresa de turismo? Então conheça o Busca Milhas
Agora você já está por dentro do metaverso. Mas, antes de se preparar para este mundo virtual, agregue um sistema de gestão de milhas em sua agência.
Com o serviço do Busca Milhas, o seu negócio ganha soluções completas e práticas para oferecer sempre o melhor aos seus clientes. Por isso, não deixe de conferir o que essa empresa pode fazer por você clicando aqui.