(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

Blog > Consultoria > Como usar o e-mail marketing para alavancar sua empresa de milhas?
Consultoriajunho 21, 2022

Como usar o e-mail marketing para alavancar sua empresa de milhas?

O e-mail marketing era a estratégia mais usual das empresas para manter uma relação com os seus clientes. Isso antes do boom das redes sociais. Então, descubra se essa ferramenta ainda oferece a chance de gerar novos negócios em sua operadora de milhas.

E então, o que é e-mail marketing?

Acima de tudo, ele é um tipo de estratégia de marketing usada há bastante tempo para promover serviços e produtos de um negócio. Mas, para enviar aos clientes, antes de tudo, eles precisam autorizar.

Isso pode acontecer de modo explícito, quando o lead se inscreve em uma das de suas listas, de nome autorização opt-in. Ou de forma implícita, quando o usuário contrata um de seus serviços, bem como, adquire um de seus produtos.

Uma estratégia usada há bastante tempo

O e-mail marketing não é uma ferramenta recente, já que é usada desde antes da chegada das redes sociais. Mas, mesmo hoje, muitos profissionais da área afirmam que esse é um ativo essencial para qualquer empreendedor.

Existe um motivo, já que essa estratégia foca nas pessoas que já mostraram interesse pela sua empresa de milhas. Portanto, diante disso, se entende que elas estão mais perto de realizar uma ação. 

A importância dessa estratégia para sua empresa de milhas

Com o boom das redes sociais, muitos pensaram que o e-mail e seu uso como estratégia de marketing perderiam a força. No entanto, aconteceu o oposto. 

Isso porque, as restrições que são impostas só reforçam como esse ativo mais antigo tem valor quando se trata de se comunicar com os seus leads e clientes. 

No e-mail marketing, se o usuário se inscrever para receber os seus conteúdos sobre milhas, eles irão direto para a caixa de entrada dele. A não ser que seja filtrado por um tipo de SPAM. Mas, fora isso, a sua mensagem chegará até o destinatário sem problemas.

Diversas vantagens envolvidas

Uma delas é que não é todo mundo que possui um perfil no Instagram, mas a maioria tem uma conta de e-mail, nem que seja só para trabalho. Portanto, a chance de alcançar mais pessoas é grande.

Outro benefício é que esse recurso oferece menos gastos do que você teria ao patrocinar anúncios e campanhas pagas. Aliás, o mais importante de tudo é que essa estratégia serve para qualquer negócio. Seja uma empresa de milhas ou uma agência de viagem. 

Uma mulher de cabelo ondulado e blusa listrada está sentada em uma mesa trabalhando. Ela envia um e-mail marketing para um cliente enquanto fala ao telefone, msotrando a praticidade desse meio de comunicação

Como usar o e-mail marketing de maneira inteligente?

Acima de tudo, saiba que não adianta mandar bons e-mails e conteúdos se a comunicação com o seu público não está correta. Dessa forma, para aplicar essa estratégia de maneira inteligente e eficaz, há algumas ações que se pode colocar em prática, confira a seguir.

Tenha uma boa base de dados

Para uma campanha de e-mail marketing eficaz, o primeiro passo é ter uma lista de contatos. São eles que vão receber os seus conteúdos sobre milhas aéreas. Assim, sem essa base de dados não é possível aplicar esse tipo de estratégia.

Há várias formas de construir a sua e de modo orgânico. Portanto, algumas dicas que podem ajudá-lo nisso são:

  • Conheça o seu público-alvo (PJ que viajam muito a trabalho, agência de viagem);
  • Tenha um formulário de inscrição em seu site;
  • Crie um blog com conteúdos gratuitos sobre milhas.

Por último, a partir dessas ações, você terá a sua própria base de contatos forte e também mais segmentada, de acordo com o seu perfil de cliente ideal. 

Alguns cuidados importantes

Um grande erro é adquirir uma base de contatos pronta para aplicar em sua estratégia de marketing por e-mail. Entretanto, saiba que isso não é ético e nem eficaz. Isso porque, a maioria dos endereços ou estão inativos ou oferecem menos chances de conversão.

Muitos ali não se enquadram em sua audiência. Portanto, não vão ter interesse no mercado de milhas. Dessa forma, o empresário acaba por desperdiçar recursos ao investir nessa ideia.

Segmente a sua lista antes de aplicar o e-mail marketing

Para isso, você vai precisar de alguns dados sobre o seu cliente ideal, bem como, de uma ferramenta de automação para o seu marketing. Aliás, antes de começar a enviar os e-mails, trace o seu funil de vendas. A segmentação pode se basear:

  • Comportamento do lead;
  • Desempenho;
  • Perfil demográfico.

A maior parte das ferramentas de disparo de e-mails ajudam a segmentar a sua lista. Além disso, faz o envio dos seus conteúdos e ainda oferece métricas de desempenho, tudo de modo automatizado. 

Escolha um tipo de e-mail para enviar

Para a sua estratégia de e-mail marketing, pode-se usar diferentes tipos de mensagens. Por exemplo:

  • E-mails de nutrição, a fim de engajar os leads;
  • Promocionais;
  • Newsletters.

Saiba que os de promoção tem como foco a conversão do usuário em cliente e por conta disso, cobra dele uma ação. Já as newsletters são materiais informativos enviados de forma periódica.

Pense no seu público

Na escolha de qual tipo enviar, acima de tudo, leve em conta o perfil da sua audiência. Para quem já é cliente, os promocionais são uma boa jogada. Mas, para quem é apenas um lead, as newsletters e os e-mails de nutrição são a opção ideal. 

O título do seu e-mail faz toda a diferença

Sem um título chamativo, o usuário não vai ter interesse em abrir o e-mail. Dessa forma, invista em gatilhos mentais, a fim de atrair a curiosidade do lead e despertar um senso de urgência nele.

Também é essencial usar palavras que conectem a intenção da sua mensagem com o seu serviço. Assim, o leitor não fica em dúvida se é um conteúdo confiável ou SPAM.

Sua estratégia de e-mail marketing precisa oferecer bons conteúdos

Tenha sempre materiais ricos sobre milhas. Pois ao surgir uma boa chance de enviá-los, eles já estarão prontos e isso, com o tempo, pode reforçar a sua autoridade neste segmento. Além disso, ajuda a manter “aquecida” a sua lista de contatos.

Elabore um bom CTA

O call to action não pode ficar de fora do seu e-mail marketing. Portanto, ele não pode deixar de estar em suas mensagens, a fim de despertar uma ação da parte do lead ou cliente.

Nada de textos longos na sua estratégia de e-mail marketing

Acima de tudo, não se exceda em seus conteúdos, mande textos não muito longos e dê espaço para que o leitor possa processar as informações. Por exemplo, invista no uso de imagens, isso vai deixar a sua mensagem mais original e leve. 

O e-mail marketing pode alavancar a sua empresa de milhas

Essa estratégia está mais viva do que nunca e pode fazer a diferença para a sua operadora de milhas. Assim, crie bons conteúdos sobre esse mercado, invista em títulos chamativos e não esqueça da CTA, para estimular uma ação em seu cliente.

Conte também com o Busca Milhas para te dar todo o suporte sobre marketing digital em sua empresa. Portanto, aumente a sua influência e alcance com a ajuda dos maiores especialistas em milhas aéreas.

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!

      Fale com um especialista!

      Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre como podemos evoluir.