(31) 98661-3610
Whatsapp
×
in8

© 2010 Busca Milhas.
Todos os direitos reservados.

Blog > Consultoria > Técnica do Burrinho do Shrek: como aplicar em sua empresa de milhas?
Consultoriafevereiro 1, 2022

Técnica do Burrinho do Shrek: como aplicar em sua empresa de milhas?

A Técnica do Burrinho do Shrek é um dos melhores métodos para gestão de processos e também de pessoas. Dessa forma, veja se você empreendedor, pode colocá-la em prática em sua operadora de milhas e como seria o passo a passo dessa aplicação.

O que é a Técnica do Burrinho do Shrek?

É um método que tem como foco a organização e a produtividade. Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversos tipos de empresas (pequenas, médias e grandes) e de diferentes setores.

Suponha que você é um empreendedor que possui um negócio de venda de passagens com milhas. No entanto, devido a uma falta de organização e estrutura, o seu estoque de milhas está quase zerado.

Aí chega um de seus clientes, uma agência de viagens, com uma demanda urgente que requer um grande volume de milhas. Para solucionar esse problema, é essencial aplicar a Técnica do Burrinho do Shrek.

Gestão de pessoas e processos: Conheça a Técnica do Burrinho do Shrek

Perturbar para vencer

Essa é a ideia central aqui. Assim, para resolver o seu problema, que é a falta de produto (milhas) e poder suprir o seu cliente, é essencial reunir os seus colaboradores e buscar uma resposta eficiente.

Com essa técnica, você será capaz de mudar a forma de fazer as tarefas em sua empresa, reorganizar a sua equipe com o propósito de gerar mais produtividade.

Quem deve aplicar a Técnica do Burrinho do Shrek na equipe?

Deve ser um trabalho em conjunto. Dessa maneira, deve partir do CEO da empresa até chegar ao gerente de cada setor do empreendimento.

A Técnica do Burrinho do Shrek pode ser aplicada em empresas do setor de milhas?

Todo negócio que visa o crescimento de sua marca e a expansão de sua carteira de clientes, pode agregar esse método em seu dia a dia empresarial. 

Ela é uma técnica versátil que lhe dá um guia de como tirar maior vantagem dela. No entanto, cabe a você saber gerenciá-la. Assim, empreendimentos de diferentes portes e ramos, podem se beneficiar dela.

Quais as vantagens para esse empreendedor?

Levando o caso acima em consideração, nota-se que essa empresa de milhas passa por grandes problemas de gestão e organização. Logo, é isso que a Técnica do Burrinho do Shrek visa melhorar.

Para isso, é necessário ter um sistema completo de dados e ferramentas com a capacidade de acompanhar todos os processos. Dessa forma, é possível também controlar os recursos gastos e quem sabe, realizar economias. Ao aplicar esse método, você terá:

  • Melhor gerenciamento do seu estoque de milhas e seus prazos de validade;
  • Organização em sua empresa;
  • Maior confiabilidade e transparência para os seus clientes.
Perturbar para vencer é um dos princípios da Técnica do Burrinho do Shrek.

Entenda a Técnica do Burrinho do Shrek passo a passo

A seguir, você confere em detalhes como funciona esse método. Assim, ele se sustenta em três pilares principais. Então, para entendê-la, conheça cada um deles.

1 – Saiba o que pode ser cobrado

A Técnica do Burrinho do Shrek tem como princípio cobrar apenas o que importa. Ou seja, não é para importunar os colaboradores de forma aleatória e sem motivo. Pois do contrário, pode afetar a equipe de modo negativo.

No caso de uma empresa de milhas ou de qualquer outra, o que é relevante é o fluxo financeiro. Isto é, o canal onde o dinheiro entra e sai. Em um negócio de milhas, a cobrança pode ser feita sobre: 

  • A emissão de uma passagem;
  • Como está o estoque da empresa;
  • Quais fornecedores mais têm contribuído ou maneiras de atrair outros.

2 – Entenda quem são os atores da Técnica do Burrinho do Shrek

São todos os seus funcionários, desde os gerentes que lideram uma equipe, quanto os demais colaboradores. Portanto, é cada indivíduo que atua em uma função que mantém a empresa funcionando.

3 – Faça a cobrança

Esse é um ponto delicado e que exige muito equilíbrio do empresário e de todos que farão as cobranças. 

Dose de cobrança

Ao perturbar demais, os funcionários ficam irritados e a solução para o problema fica cada vez mais distante de ser encontrada. Mas, ao cobrar pouco, a demanda solicitada não é alcançada. 

Observe as pessoas e vá dosando, até encontrar a medida certa de cobrança e a melhor forma de fazê-la.

Ferramentas essenciais para a Técnica do Burrinho do Shrek

Não adianta apenas mobilizar toda a equipe e fazer cobranças, é necessário ter recursos adequados para tornar a sua empresa de milhas mais eficiente. 

Com elas, o empreendedor ganha mais e tem menos desperdício de dinheiro. Assim, pode-se dividi-las em três aspectos:

  1. Financeiro;
  2. Questão de tempo;
  3. Business Intelligence (BI).

1 – Financeiro

O primeiro aspecto e um dos mais importantes é o de suas finanças. Dessa forma, organizá-las é essencial e está ao seu alcance com as seguintes ferramentas. 

Google Sheets 

É ideal para empresas menores, que estão iniciando agora no mercado. Possui semelhanças com o Excel, mas funciona online e é gratuita, basta ter uma conta no Gmail ou no Google.

Ali é possível organizar e armazenar os seus dados. Assim, para um fluxo financeiro mais simples, o Google Sheets vai supri-lo.

Conta Azul

Para um empreendimento mais complexo ou para quem deseja uma ferramenta facilitadora para o controle das suas finanças, a dica é a Conta Azul. Afinal, ela é prática, organizada e distribui bem os dados financeiros. 

Data Base

Para uma empresa completa, é essencial contar com uma Data Base. Para aplicá-la, é essencial ter um suporte técnico com competência na área. A fim de operar com um banco de dados capaz de rastrear todas as informações do seu negócio. 

2 – Gestão de tempo

Para aplicar a Técnica do Burrinho do Shrek, além de ter disponível os dados e informações, é fundamental mapear os processos. Ou seja, acompanhar todas as tarefas que estão em andamento em sua empresa e controlá-las por meio do tempo. 

Trello

Uma das ferramentas mais práticas para:

  • Organizar as demandas em colunas de prioridade;
  • Adicionar cartões com as tarefas;
  • Dividir as funções entre os colaboradores. 

Monday e Pipefy

Também ajudam empresas a se organizarem melhor, visando a produtividade. Dessa forma, são ferramentas intuitivas que auxiliam na gestão de processos e tarefas. 

Google Agenda

Uma dica é usá-la agregada ao seu Gmail. Assim, isso ajuda a lembrar o que precisa ser feito. Por exemplo, entrar em contato com os seus fornecedores, a fim de saber a quantidade de milhas que possuem disponível para compra. 

O Google Agenda cuida disso e lhe envia uma notificação pelo celular lembrando-o da tarefa. O aviso também acontece por e-mail.

3 – Business Intelligence (BI)

As chamadas ferramentas de Business Intelligence ajudam a sintetizar os dados da sua empresa e fazem parte da Técnica do Burrinho do Shrek.

Google Sheets

Com esse recurso, é possível filtrar o conteúdo compartilhado, trabalhar com bases de dados maiores e mais complexas.

Power BI

Essa ferramenta pertence à Microsoft e cria dashboards, bem como relatórios mais dinâmicos em pouco tempo. Além disso, integra-se bem com planilhas do Excel e redes sociais.

Grafana

Essa plataforma permite visualizar e analisar métricas por meio de gráficos. Assim, monitora a geração de gráficos em tempo real.  

Você acompanha todas as informações que importam em sua empresa, a partir de diferentes fontes. Tudo isso em uma única interface, o que é prático e mais eficiente.

O sucesso da Técnica do Burrinho do Shrek requer a total colaboração da equipe.

Como a Técnica do Burrinho do Shrek pode ajudar meu negócio de milhas?

A dor do mercado é muito simples. O cliente quer o trabalho pronto e no caso exemplificado, ele quer milhas para emitir passagens. Por isso, é essencial ter mais produtividade e organização para poder entregar as demandas de forma rápida. 

Com a Técnica do Burrinho do Shrek e seus três pilares, isso é possível. Em resumo, é cobrar o que importa, ou seja, o mais relevante aqui é entregar o que o cliente deseja. Assim, é ali que se deve aplicar o método.

Sobre os atores, é papel dos empreendedores cobrarem de seus funcionários para que tudo flua bem. Acima de tudo, é importante: 

  • Estimulá-los (a ideia de um bônus talvez);
  • Monitorá-los em suas tarefas (por meio do Trello).

Quando a Técnica do Burrinho do Shrek é útil?

Por ser um método bem versátil, ela é aplicável em empreendimentos de qualquer porte (pequeno, médio ou grande). Além disso, é ideal para negócios de qualquer setor como um food truck, uma empreiteira ou empresa de milhas.

Dito isso, essa técnica pode fazer a diferença, especialmente, se você percebe uma falta de organização no seu ambiente de trabalho. Ou desmotivação por parte dos colaboradores. Dessa forma, o método pode dar um up em seus negócios e na sua gestão de pessoas.

Empreendimento na área de milhas

A meta principal de quem inicia um negócio é o lucro. Então, quando se trata do mercado de milhas, por exemplo, é fundamental se manter à frente e isso só é possível por meio de atualizações constantes.

Também é essencial se manter visível tanto para os clientes, quanto para os fornecedores de milhas, logo, o marketing digital é a resposta. Acima de tudo, é importante ter um bom sistema que possa gerenciar as suas milhas, que é o produto base da sua empresa.

Para obter sucesso na Técnica do Burrinho do Shrek, é preciso um esforço conjunto de toda a equipe. Mesmo que mudanças sejam difíceis no começo, são necessárias para o sucesso e o crescimento. 

O Busca Milhas também pode ajudar você

Essa plataforma tem potencial para ser uma grande aliada em seus negócios. Isso porque, ela conta com um sistema bastante completo que te dá total controle sobre todos os processos da sua empresa. Assim, ela vai:

  • Controlar a sua compra e venda de milhas;
  • Organizar e gerenciar o seu estoque;
  • Investir em sua presença online para fornecedores e clientes.

Invista em seu empreendimento ao aplicar a Técnica do Burrinho do Shrek e a assessoria especializada de quem mais entende desse mercado, a Busca Milhas.

Alavanque sua
empresa de milhas!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

    Alavanque sua empresa de milhas!

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do segmento.

      Fale com um especialista!

      Fale com um especialista!

      Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre como podemos evoluir.