Conhecer as tendências das redes sociais no turismo para 2022 é essencial para quem tem uma agência de viagens. Isso porque, por meio delas, é possível alinhar as suas estratégias de marketing digital e ganhar destaque na retomada deste setor.
A importância de conhecer as 3 tendências das redes sociais no turismo em 2022
O Brasil é o 3º país que mais usa as redes sociais. De fato, o número de pessoas e o tempo gasto nas mídias sociais não param de crescer. De acordo com um estudo da Hootsuite e GrowSocial de 2021, há mais de 150 milhões de usuários brasileiros.
A partir disso, nota-se um aumento de 7% em relação a 2020. Assim, percebe-se ainda que a média de horas gastas nas redes sociais chega a 3h42.
Dito isso, se a sua agência de viagens não está por dentro das últimas tendências nas redes sociais no turismo, saiba que você está perdendo público e espaço neste meio virtual.
Conheça as redes sociais mais usadas pelos brasileiros
No ano passado, as mídias sociais mais usadas pelos brasileiros estão ranqueadas logo abaixo:
- Facebook: 130 milhões de usuários;
- YouTube: 127 milhões;
- WhatsApp: 120 milhões;
- Instagram: 110 milhões;
- Facebook Messenger: 77 milhões;
- LinkedIn: 51 milhões;
- Pinterest: 46 milhões;
- Twitter: 17 milhões;
- Tik Tok: 16 milhões;
- Snapchat: 8,8 milhões de usuários.
Cabe a você escolher qual deles faz mais sentido com o seu tipo de cliente. Isso porque, cuidar de uma rede social vai lhe exigir tempo. Por isso, tenha como foco apenas uma, a fim de aplicar as suas estratégias de marketing.
1 – Social Commerce
As redes sociais se tornaram uma das principais plataformas para vendas de serviços e produtos. Ou seja, um verdadeiro social commerce. Espaços como o Instagram são vitrines onde o consumidor avista um item, salva e depois adquire em poucos cliques.
O cliente se acostumou com essa praticidade e hoje em dia, não abre mão dela. Apenas nos EUA, em meio a pandemia, houve um aumento de 25% (o que equivale a 80 milhões de pessoas) no número de usuários que fizeram as suas compras pelas redes sociais.
Dito isso, construir o público certo é essencial, ainda mais para quem atua no setor de turismo. Afinal, ela foi uma das áreas bastante afetadas nos últimos dois anos e que só agora está retomando os seus negócios.
2 – Vídeos de curta duração é uma das tendências das redes sociais no turismo
Apostar em conteúdos curtos é uma das apostas para 2022 das redes sociais para o setor de turismo. Isso porque, nos primeiros meses de pandemia, o Tik Tok, por exemplo, teve mais de 315 milhões de downloads.
Essa rede conquistou tanto os famosos quanto o público mais jovem. Por isso, tem chamado a atenção das empresas de turismo e de outros segmentos.
Para competir com essa sensação, o Instagram lançou o Reels. Assim, para quem não sabe, esse recurso permite que a pessoa publique vídeos de curta duração com direito a música e até mesmo efeitos.
De modo recente, aliás, o próprio Instagram informou que os posts com imagens vão perder a força nesta rede, pois a mesma vai investir mais em vídeos.
Conteúdo “pocket” ganha atenção
Outra tendência das redes sociais no turismo é criar conteúdos de pouca duração. Isso porque, pesquisas revelam que uma pessoa consegue prestar atenção por 8 segundos. Na internet, então, com tantos canais e posts, é fácil perder o foco.
Será um desafio para as empresas lançarem conteúdos rápidos e interessantes, mas se torna essencial para quem deseja engajar cada vez mais usuários.
3 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Com a realidade virtual e aumentada, os turistas estão tendo uma percepção mais realista de suas viagens. Assim, com esses recursos, o viajante pode dar uma conferida no destino que pretende visitar. Portanto, funciona como um “teste drive”.
O uso dessa ferramenta tem se tornado cada vez mais comum, perdendo apenas para a sua aplicação nos videogames.
Para a sua agência de viagens, a RV e RA seria um ótimo trunfo. Afinal, o cliente vai ficar mais interessado em viajar ao conferir um pouco da experiência que o aguarda no local.
Agregue o mercado de milhas a sua agência de viagens
O mercado de milhas é um dos poucos que não foram afetados pela pandemia. O motivo, portanto, é que ele é aquecido de modo constante em uma via de mão dupla.
Ele oferece vantagens tanto para aquele que vende milhas, quanto para quem compra. Ou seja, para:
- O consumidor final;
- Agência de turismo ou viagens;
- Fornecedor de milhas.
Ao incluir o serviço de emissão de bilhetes aéreos com milhas, você agrega mais uma facilidade para o seu cliente em seu negócio. Aliás, isso pode ajudar até mesmo a convencer o consumidor a adquirir outros pacotes que a sua empresa já oferece.
Use as redes sociais para atrair fornecedores de milhas
Já que as redes sociais no turismo contam com diversas tendências e são onde o seu público está, use elas ao seu favor para também atrair novos parceiros.
Para agregar esse serviço de vender passagens com milhas, é essencial ter um bom estoque para suprir os seus clientes em qualquer momento que ele precise. Por isso, ter vários fornecedores de milhas é essencial.
Não se preocupe, entretanto, pois é fácil de encontrar pessoas físicas que vendem milhas para empresários. Assim, é só pesquisar no Google ou nas principais redes sociais como:
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp.
Em grupos dessas redes sociais, é possível encontrar diversos parceiros e assim, novas chances de fazer negócios e lucrar com esse novo serviço para a sua agência.
Aplique ferramentas tecnológicas em sua empresa e ganhe destaque nas redes sociais no turismo
Com os serviços do Busca Milhas, a sua agência de viagens vai estar mais do que pronta para o boom do turismo em 2022. Além disso, vai estar preparada para incluir o mercado de milhas em seu negócio.
A empresa oferece um buscador adaptado, a fim de que você tenha total controle sobre as suas milhas. O Busca também tem os recursos digitais mais recentes para que o empreendedor facilite todos os processos que fazem parte do seu dia a dia de trabalho.
Isso quer dizer que com os serviços desta plataforma, o empresário fica livre para se dedicar a outras funções nesta retomada dos negócios. Então, para saber mais sobre todas essas facilidades, entre em contato com o Busca clicando aqui.